Os pastorzinhos que estão sendo treinados para ajudar no combate ao crime

 

Por Claus Jensen, com fotos de Giovanni Silva

O 10º Batalhão de Polícia Militar está mais animado há dois meses. Foi quando nasceram os filhotes de Brutus e Ayra, cães da raça pastor holandês. Ambos tem a companhia de outro filhote, fruto do cruzamento de pastores belga malinois, ele, o cão Apollo de 5 anos.

Todos fazem parte do Canil K9 da PM de Blumenau, como o Sheriff, outro pastor holandês. O trio brincalhão já iniciou o treinamento para no futuro realizar patrulhas, encontrar drogas, e quem sabe, fazer buscas de pessoas. Tudo começa com uma avaliação para saber o quanto são seguros, determinados e persistentes no seu comportamento.

Essas raças já são especiais para o trabalho policial, porque carregam na própria genética características como coragem e determinação. Mas cada animal tem aptidões diferentes, uns são melhores para proteção, outros na obediência, enquanto tem aquele bom no rastreio.

Após o treinamento que dura cerca de dois anos, eles podem ser transferidos para ajudar outra comunidade. Confiram a matéria que fizemos em março de 2017, quando o cão Brutus, que na época estava com 1 ano e meio, fez sucesso mundial ao capturar um assaltante na água.