quinta-feira, 21 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Orientações importantes para quem precisar o pronto atendimento pneumológico
- Propaganda -

Orientações importantes para quem precisar o pronto atendimento pneumológico

02:31

Quando alguém não se sente bem, o primeiro passo é procurar por atendimento médico. Quando o corpo adoece, naturalmente ele fica mais sensível, por isso, há o desejo de que o atendimento seja ágil e atencioso. Mas, é necessário ficar atento a algumas atitudes e cuidados para facilitar este processo.

Dr-Mauro-Kreibich

O diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Kreibich, destaca que alguns sintomas são característicos de urgências pneumológicas e, estas pressupõem atendimento mais premente e portando a abordagem em Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

No caso dos adultos, a dificuldade respiratória , dores intensas, ou forte pressão no peito, acompanhadas lábios e/ ou extremidades azuladas , palidez, atordoamento, pulso acelerado ou lentificado , são sintomas que merecem atenção com maior agilidade. Em crianças, os sinais de urgência pneumológica são: febre persistente acompanhada de recusa alimentar e prostração, respiração difícil, lábios e extremidades azuladas..

Por ser uma unidade especializada, o atendimento do SPA está focado nas vias respiratórias das crianças e adultos. “Mas, na maioria das vezes é possível marcar uma consulta e ir a médico com calma e tranquilidade”, explica Kreibich.

Um dos fatores importantes que devem ser observados pelos pacientes e contribuem para um atendimento de qualidade, é recordar quais remédios estavam tomando. Além disso, ter os últimos exames realizados em mãos também auxilia no diagnóstico. Vale ressaltar que o Hospital do Pulmão tem como característica principal, ser um hospital-dia. “A realização de todos os exames no mesmo dia é um diferencial nosso. O paciente sai daqui com todos os exames realizados, com diagnóstico estabelecido e a tratamento iniciado, porém, é necessário que eles venham ao SPA ou às consultas cientes deste processo, que, dependendo de cada caso e do fluxo do dia, pode ser um pouco extenso”, ressalta Kreibich.

Cartilha de orientações

Para melhorar e tornar mais ágeis os atendimentos, com a ajuda dos pacientes, o hospital elaborou uma cartilha com informações importantes sobre consultas e os serviços disponíveis . Denominado de “Respire Sempre Bem HDP”, o informativo ficará disponível no site e nas dependências de acesso ao público. O objetivo é que os pacientes tenham em mãos todas as orientações necessárias para facilitar o contato médico.

Na cartilha estão informações sobre: primeira consulta; agendamento de consulta; como evitar atrasos por parte de pacientes; o que levar para a consulta; exames feitos no mesmo dia; SMS de confirmação de agendamento; onde se dirigir ao chegar ao hospital; retornos e avaliações; consultas no SPA; explicações de exames; vacinas; terapias com medicamentos; atestados; e declarações.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.