Ordem de serviço para construção da Praça das Rosas será assinada na sexta (26/11)

O espaço foi planejado para ter lojas de artesanato, cafeteira, dois palcos ao ar livre para apresentações artísticas, além de uma pequena arquibancada e banheiros públicos.

A tão aguardada Rosenplatz avança da condição de projeto para se tornar obra. A ordem de serviço para início da construção será assinada pelo prefeito de Blumenau nesta sexta-feira, (26/11/21), às 8h30 na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A Praça da Rosas irá compor o cenário do Centro Histórico da cidade, logo aos fundos do prédio da antiga prefeitura e do Mausoléu Dr. Blumenau.

A nova praça disponibilizará de locais para lojas de artesanato, cafeteira, dois palcos ao ar livre para apresentações artísticas, além de uma pequena arquibancada e banheiros públicos. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 1,9 milhão com recursos próprios do município.

O fundador da cidade, Dr. Hermann Otto Blumenau, era um atípico apreciador de rosas. A nova praça proporciona mais um local de convívio social, que será um aliado ao turismo no Centro Histórico.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), o local foi projetado para valorizar ainda mais o espaço. “Precisamos resgatar o orgulho do blumenauense pelo local onde nossa cidade ergueu seus primeiros alicerces. Quanto mais conseguirmos dar vida e atratividade a este ambiente, tão melhor para o manutenção da nossa história, para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico e turístico do local”, ressalta o secretario da pasta, Éder Boron.

Com a ordem de serviço assinada, os trabalhos para implantação da Rosenplatz iniciam já na próxima semana. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o prazo de execução para conclusão da obra é de oito meses. “Temos uma boa perspectiva para esta obra criada e elaborada em parceria com a Seplan e que assim como a Prainha, como o Parque das Itoupavas, irá dar mais uma opção de lazer e entretenimento para nossa comunidade”, salienta o secretário, Michael Maiochi.

* Com informações de Fernando Gonzaga, da SECOM/BNU