domingo, 24 outubro 2021
InícioEconomiaOperadoras de telefonia não podem bloquear o acesso à internet em Blumenau

Operadoras de telefonia não podem bloquear o acesso à internet em Blumenau

franquia-internet

Fique atento ao seu sinal de internet no celular, porque desde o final de maio as empresas de telefonia móvel Vivo, Claro, Tim e Oi Brasil Telecom estão impedidas de bloquear o acesso em Blumenau. Com a intimação oficializada no mês passado para as operadoras , a Tim está proibida de cortar o sinal para os consumidores desde o dia 12 de maio, mesmo tendo atingido o limite de tráfego.

As operadoras Vivo e Claro foram impedidas de deixar a população sem acesso à rede desde o dia 28 de maio. Para a OI Brasil Telecom a proibição do corte do serviço começou a valer a partir do dia 29 de maio. Se as operadoras descumprirem a liminar, cortando os serviços de internet, a multa diária chega a R$ 500 mil. Mas é bom lembrar, que todas as empresas podem reduzir a velocidade de acesso, dependendo do contrato firmado com cada consumidor.

 

Esse é o resultado do trabalho que começou há dois meses, quando o órgão entrou com uma ação pública civil contra as empresas sobre a ilegalidade do corte do serviço de acesso à internet. A notificação às empresas foi efetivada no início de maio. A justiça deu parecer favorável para o Procon, determinando que as operadoras reduzam a velocidade da internet, conforme previsto na contratação do serviço.

Segundo o coordenador do Procon, Alexandre Caminha, os consumidores que notaram o bloqueio de acesso à internet posterior a estas datas, devem se dirigir ao Procon e fazer a reclamação. “Já contamos com algumas reclamações de consumidores contra as empresas após este período”, diz.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS