quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioGeralOperação Trânsito Seguro flagra 4 condutores sem CNH e 10 com o...

Operação Trânsito Seguro flagra 4 condutores sem CNH e 10 com o documento vencido

 

 

 

 

Na madrugada do último domingo, dia 1ª de março, a Operação Trânsito Seguro da Guarda Municipal de Trânsito, realizada nas ruas Pedro Zimmermann e São Paulo, abordou cerca de 300 veículos. Entre as abordagens, a guarda flagrou quatro pessoas dirigindo sem habilitação, oito veículos transitando sem licenciamento e dez condutores dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Doze veículos foram removidos ao pátio do Seterb e sete estavam em mau estado de conservação. Também foram realizados cinco testes de bafômetro e dois motoristas recusaram.

Diante desses números durante as abordagens, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb) orienta os condutores para que verifiquem a data de validade de seus documentos e dos documentos do veículo com frequência. Desta maneira, os condutores contam com tempo hábil para a regularização da documentação sem a necessidade de custos adicionais com multas de trânsito.

“Antes do vencimento, a carteira de habilitação conta com um prazo de 60 dias para o início da renovação, podendo ser utilizada até 30 dias após a data de validade. Caso a pessoa seja flagrada dirigindo com a CNH vencida por mais de 30 dias, caracterizada como infração de natureza gravíssima, ela será penalizada com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Sobre o licenciamento, em Santa Catarina existe os dois meses de carência pelo número final da placa. Por isso, é importante estar atento ao calendário e sempre estar com o documento de licenciamento em mãos. Mesmo não sendo de porte obrigatório, o documento será necessário em casos onde o agente de trânsito esteja sem acesso ao sistema de consulta” destaca o diretor de trânsito, Jailson Rogério Cândido.

Além disso, a operação registrou ao menos sete veículos em mau estado de conservação, com pneus que atingiram a marca do TWI (marcador de desgaste que pode ser verificado na banda de rodagem dos pneus) e ou parabrisa trincado. Infração que acarreta multa grave, gerando cinco pontos na carteira e R$ 195,23 em multa, incluindo a possibilidade de recolhimento do veículo até a sua regularização. Outra infração, com as mesmas penalidades, destacada pela guarda, são os veículos que transitam sem escapamento ou com o escapamento furado, caraterizando infração por equipamento obrigatório inoperante ou inexistente. Em 2019, foram 280 motociclistas autuados por essa infração e, do início deste ano até o dia 2 de março, foram 50 motociclistas flagrados com descarga livre.

“Toda e qualquer alteração nos veículos precisa ser autorizada previamente pelo Detran, no nosso caso a solicitação parte pelo Ciretran de Blumenau. Se for uma alteração permitida, o condutor receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que será registrado no documento do veículo. No caso do escapamento, que é um equipamento obrigatório, as alterações precisam estar dentro dos parâmetros de certificação do Conama” ressalta Jailson.

Confira abaixo a parcial da operação trânsito seguro realizada na noite do último sábado, dia 29 de fevereiro, das 20h às 5h da manhã de domingo, 1º de março:

  • Número de agentes: 10
  • Veículos removidos ao pátio: 12
  • Veículos não licenciados: 08
  • Veículos não habilitados: 04
  • Condutores com CNH suspensa: 01
  • Condutores com CNH vencida + 30 dias: 10
  • Veículos com mau estado conservação: 07
  • Bafômetros: 07 (destes 05 fizeram o teste e 02 recusaram)

Com informações de Eduarda Lúcia Loregian [SECOM/BNU]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS