sexta-feira, 30 julho 2021
InícioEconomiaOperação Fim de Ano registra 22% de atrasos nos voos na primeira...

Operação Fim de Ano registra 22% de atrasos nos voos na primeira semana

Foto (arquivo) José Cruz / Agência Brasil

 

No período de 15 a 20 de dezembro, os 15 aeroportos monitorados mantiveram a meta operacional e receberam nota de satisfação 4,30, na escala de 1 a 5.

A Operação Fim de Ano, realizada nos 15 principais aeroportos brasileiros entre os dias 15 e 20 de dezembro, encerrou a primeira semana com 88% de pontualidade nos voos. O desempenho registrado está dentro da meta operacional prevista pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é de 85%.

Os serviços prestados pelos terminais, no período, obtiveram nota 4,30 no índice médio de satisfação do passageiro (em uma escala de 1 a 5 – em que a nota 5 representa “muito bom”), de acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes. Em 2016, o índice de pontualidade medido na primeira semana de operação (dos dias 16 a 21) foi de 85% de pontualidade e a satisfação média teve nota 4,27.

Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, faz três anos que o trabalho realizado pela SAC, em parceria com órgãos do setor público e a iniciativa privada do setor aéreo, tem feito que a pontualidade dos voos fique dentro da meta acordada. “As companhias aéreas, aeroportos e órgãos públicos trabalham para manter o índice médio de atrasos de decolagens abaixo de 15% (partidas e chegadas com tempo superior a 30 minutos)”.

Para o feriado de Natal (22 a 26), a movimentação estimada é de 2,5 milhões de passageiros, de acordo com o levantamento da Secretaria, utilizando uma taxa de ocupação média de 85% dos assentos ofertados pelas companhias aéreas.

ALTA TEMPORADA – Para todo o período de alta temporada, haverá reforço nos serviços e atendimento aeroportuário para atender a demanda. A expectativa é que na alta temporada os terminais movimentem 35,58 milhões de passageiros, 12% superior à alta temporada de 2016/2017.

Ao todo 11,8 mil profissionais estarão envolvidos no esquema especial dos 15 terminais. Além disso, os órgãos públicos alocarão 1.705 servidores nas funções de alfândega, fiscalização e barreiras sanitárias nos aeroportos.

Os 15 aeroportos envolvidos na operação são: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT), que movimentam 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS