quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralOperação envolvendo duas aeronaves transportam 4 órgãos de Mafra à Blumenau

Operação envolvendo duas aeronaves transportam 4 órgãos de Mafra à Blumenau

 

 

 

Nesta tarde de segunda-feira (24/06/19), vários profissionais se envolveram para salvar vidas. Por volta das 15h30min o helicóptero Arcanjo-03 (SAMU e Bombeiros) decolou do aeroporto Quero-Quero para levar uma equipe da SC Transplantes que iria captar os órgãos de um doador em Mafra (SC), norte de Santa Catarina.

 

 

Primeiro, o coração foi trazido pelo Arcanjo 03 direto ao Hospital Santa Isabel. Depois vieram os pâncreas, rins e fígado com o helicóptero do governador, disponibilizado para ações desse tipo a partir de Florianópolis.

O coração pode ficar no máximo 4 horas sem receber circulação sanguínea. Os cerca de 172 km que separam Mafra e Blumenau, durariam aproximadamente 3h20min de automóvel. Graças à aeronave, essa distância foi percorrida em 25 minutos.

Os órgãos faram três pacientes já internados no hospital ter uma vida nova. O coração foi para um homem de 54 anos e o fígado para outro de 52. Já o pâncreas e o rim, estavam destinados para um único receptor, que ainda estava passando por avaliação.

Esse vídeo mostra de forma resumida como foi a viagem:

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS