Olhares sobre Blumenau: história, cotidiano e diversidade; acontece neste sábado (26/09)

 

 

 

Por Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

A partir das 10h deste sábado (26/09/20), a Escola de Ensino Médio Profª Elza Henriqueta Techentin Pacheco vai realizar de forma virtual, o I Festival de Literatura Elza Pacheco – “Olhares sobre Blumenau: História, Cotidiano e Diversidade”. Organizado pelo Professor Maicon Roberto Poli de Aguiar – Graduado em História pela FURB, Mestre em Ensino de História pela UDESC, o evento foi programado para ocorrer no Dia da Família na Escola, celebrado em 25 de abril. Mas com a pandemia, ele será realizado pela internet sem perder suas essência e  objetivos.

Os estudantes dos Primeiros, Segundos e Terceiros Anos foram convidados a criarem contos, poesias e crônicas no formato de vídeo postados no canal do Youtube “Festival de Literatura Elza Pacheco”. Na ocasião, três convidados especiais irão interagir virtualmente com os estudantes e comunidade: Professora Suely Maria Vanzuita Petry – Periódico Blumenau em Cadernos; a acadêmica de Letras Júlia Bilck Venturi (Experiência como Escritora); e o Escritor Macelo Labes, autor do Livro Paraízo-Paraguay.

O evento consiste em um conjunto de atividades artísticas atrelado à literatura, com a elaboração de contos, crônicas, poesias e histórias em cordel, a partir de uma temática central, com os objetivos de empreender reflexões acerca das experiências e das concepções individuais e coletivas acerca da temática selecionada; compreender a estrutura de elaboração das modalidades disponibilizadas; estimular a pesquisa, a observação do contexto, a diversidade de olhares, a criatividade e a oratória; possibilitar a todos os componentes que interagem no ambiente escolar, um espaço de diálogo acerca de temáticas pertinentes e imprescindíveis ao cotidiano escolar e, da sociedade como um todo, com foco no estudante.

Para que os leitores de OBLUMENAUENSE possam apreciar este momento descontraído e cultural, você pode clicar aqui e participar em tempo real da programação. Todos os 26 trabalhos inscritos, estão disponíveis no canal do YouTube, Festival de Literatura Elza Pacheco.