Oktoberfest Blumenau anuncia novidades para a histórica 40ª edição

O evento que marcou os 100 dias que antecedem a festa revelou, por exemplo, a parceria inédita com o Festival de Dança de Joinville e o retorno do filho de Helmut Högl com sua banda.

Foto: Alex Miranda

Na noite desta segunda-feira (30/06/25), o Setor 4 do Parque Vila Germânica foi palco do evento “100 dias da Oktoberfest”, que reuniu autoridades municipais, patrocinadores, influenciadores digitais e imprensa para apresentar as principais novidades da 40ª edição da segunda maior festa alemã do mundo. A celebração acontece entre os dias 8 e 26 de outubro, totalizando 19 dias de festa.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

O evento contou com a presença do prefeito Egidio Ferrari, ex-prefeito, secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina Mário Hildebrandt – representando o governador Jorginho Melo -, além de diversos convidados e parceiros da festa.

 

Renovação cenográfica marca os 40 anos

Uma das principais novidades anunciadas foi a grande transformação cenográfica dos pavilhões. O Setor 1 ganhará um teto estrelado inspirado em Munique, com painéis nas paredes contando a história dos 40 anos da Oktoberfest de Blumenau. O Setor 2, conhecido como “casa da Spaten”, terá um teto em zigue-zague e vitrais germânicos. Já o Setor 3 focará na força cervejeira, com elementos como lúpulo e malte, enquanto o Setor 4 homenageará o tradicional enxaimel blumenauense.

Rafael Almeida, sócio da Agência Guru e responsável pelo direcionamento criativo, destacou que esta é “a maior mudança já feita na cenografia durante os últimos tempos”, representando tanto uma homenagem quanto uma provocação à rica herança cervejeira que une Munique e Blumenau.

Parceria histórica com Festival de Dança de Joinville

A grande surpresa da noite foi o anúncio da parceria inédita entre a Oktoberfest e o Festival de Dança de Joinville. O Galegão – como é conhecido o Ginásio de Esportes Sebastião Cruz – voltará a ser utilizado após 27 anos (desde 1998) e se transformará no palco do Festival de Danças Germânicas, uma iniciativa que visa colocar os grupos folclóricos como protagonistas da festa.

Segundo os organizadores, a ideia surgiu de conversas com a Associação dos Grupos Folclóricos da região, buscando dar aos grupos o espaço cultural que merecem. O projeto prevê competições em diversas categorias, incluindo dança coletiva adulto, sênior, Platz e Schuhplattler. O espaço contará ainda com gastronomia diferenciada, chope gelado servido em louças de vidro e muita música típica, com ambientação inspirada nas celebrações de Munique.

Foto: Alex Miranda

O presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz, celebrou a parceria: “É um processo que nós estamos também tentando lá no Festival de Dança de Joinville e agora vai ter uma força muito grande, porque vamos juntar a essa festa do October, que já atrai naturalmente grupos folclóricos.”

Os vencedores das etapas de Blumenau terão a oportunidade única de se apresentar no palco principal do Festival de Dança de Joinville em 2026, no maior evento de dança do mundo.

Homenagem especial e coleção comemorativa

Michael Högl, filho do lendário Helmut Högl e compositor do clássico “Halô Blumenau”, gravou uma mensagem especial para o evento. Ele relembrou que há 40 anos esteve no Brasil com a banda de seu pai e compôs a icônica música para Blumenau.

O artista vem com a banda Iara para se apresentar na quinta-feira, 16 de outubro, no Setor 1, a partir das 23h45. Na sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, o grupo se apresenta no Galegão às 21h, e no domingo, dia 19, também no Galegão, com início às 15h. Além disso, participarão do desfile oficial no sábado, 18 de outubro, às 16h.

“A música ‘Hallo Blumenau’ faz parte da memória afetiva da nossa cidade e da festa, embala gerações e emociona quem vive essa tradição. Ter o filho de um dos compositores celebrando conosco esse marco histórico é mais do que uma homenagem, é um reencontro com nossas raízes”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld.

Para celebrar as quatro décadas da festa, será lançada uma coleção especial com os tradicionais canecos comemorativos do Vovô Chopão, bolachas de chope e postais ilustrados, perfeitos para convidar alguém especial ou relembrar quem esteve presente na primeira edição, em 1984.

A apresentação do caneco contou com a participação de integrantes do Männerchor Liederkranz (coro masculino do Centro Cultural 25 de Julho), que fizeram a clássica entrada vestidos como frades franciscanos. A cerimônia faz parte da abertura da Oktoberfest em Blumenau.

Foto: Alex Miranda

Oktoberfest Summit e novidades gastronômicas

Outra novidade anunciada foi a Oktoberfest Summit, em parceria com a Tô Indo Viagens e Eventos. De 13 a 15 de outubro de 2025, o Teatro Carlos Gomes será palco de uma verdadeira imersão nos bastidores da festa, compartilhando os segredos da gestão de um dos maiores eventos culturais do país.

“O Oktoberfest Summit não é apenas uma celebração dos 40 anos da festa. É uma oportunidade de inspirar e capacitar gestores e apaixonados por eventos. Queremos transformar conhecimento em experiência”, destacou Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica.

O Camarote Spaten trará seis atrações inéditas, além de expandir com um novo setor oferecendo ainda mais espaço e conforto. O serviço continuará sendo feito em louças de porcelana e canecos de vidro, mantendo a tradição e elegância.

Tradição e inovação

Fernando Ellwanger, diretor comercial da Ambev em Santa Catarina, destacou a importância da parceria com a Spaten, cerveja fundada em 1397 e responsável por abrir o primeiro barril da Oktoberfest de Munique. “Spaten é a expressão da cultura cervejeira levada a sério, com história, com propósito e com sabor”, afirmou.

O secretário Mário Hildebrandt, representando o governador Jorginho Melo, enfatizou a importância da festa para o desenvolvimento econômico e geração de emprego não apenas em Blumenau, mas em toda a região. “A raiz das grandes festas de outubro está baseada na Oktoberfest – a festa da cultura, da tradição, da gastronomia e da superação”, declarou.

Com essas novidades, a 40ª Oktoberfest de Blumenau promete ser uma edição histórica, combinando tradição alemã com inovações que fortalecem ainda mais sua posição como a segunda maior festa alemã do mundo.

Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Animação do evento contou com a presença da Banda Cavalinho | Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda
Foto: Alex Miranda

 


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky