Por volta das 15h20min desta terça-feira (18/10/16), um forte temporal causou estragos em Fraiburgo. Um temporal com granizo danificou latarias e vidros de veículos; ginásio de esportes, além de atingir cerca de 60 casas, principalmente as coberturas e telhados. Salas de escolas estaduais ficaram alagadas e por isso tiveram as aulas canceladas na quarta-feira (19).
A prefeitura e defesa civil do município se esforçavam para buscar lonas em Videira, Caçador e Lebon Régis, cidades vizinhas. Fraiburgo não tinha material suficiente para ajudar os 200 moradores prejudicados que foram até o Corpo de Bombeiros.
Escolas e de ginásios de esportes, quebra de vidros, alagamento em salas de aula, entre outros prejuízos. As escolas mais afetadas foram EEB Gonçalves Dias, EEB Bela Vista e EEB São José. Segundo a gerente de Educação Rita de Cássia Soares, muitas residências de professores e alunos também foram afetadas. “É um momento de unir esforços para restabelecer a normalidade”, finalizou.
Essa não foi a única cidade do oeste do Estado atingida. Vendavais causaram danos em Joaçaba, Herval do Oeste, Alfredo Wagner, Abelardo Luz, Campos Novos, Concórdia, Ituporanga, Ponte Alta do Norte, Seara, Angelina, Abdon Batista e São Miguel do Oeste. Árvores foram derrubadas e o fornecimento de energia elétrico nessas cidades ficou prejudicado.
Em Joaçaba 93 casas foram atingidas pelo temporal afetando 372 pessoas. Caçador foram menos casas, 40, mas afetou 160 pessoas. Em São Carlos, um agricultor foi atingido por um raio e morreu.