terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioGeralObservatório Social de Blumenau participa da criação de novas medidas de transparência

Observatório Social de Blumenau participa da criação de novas medidas de transparência

Participaram da reunião na prefeitura o vice-presidente do Observatório, Hélio Roberto Roncaglio e Carlos Roberto Pakuczewsky, secretário executivo do Osblu. | Foto: Divulgação
Participaram da reunião na prefeitura o vice-presidente do Observatório, Hélio Roberto Roncaglio e Carlos Roberto Pakuczewsky, secretário executivo do Osblu. | Foto: Divulgação

Prefeitura e Osblu propõem novas medidas de transparência, controle e participação social na administração municipal.

Texto: Luciano Costa

Na última semana o município de Blumenau (SC) deu um importante passo para o fortalecimento da transparência pública e controle social. O prefeito Napoleão Bernardes, acompanhado de representantes de diversas entidades, entre eles o Observatório Social de Blumenau (Osblu) e OAB de Blumenau, assinou um novo pacote de medidas que visa reestruturar e institucionalizar os avanços na área.

Foram enviados à Câmara de Vereadores projetos de lei para a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, bem como a regulamentação da Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Executivo de Blumenau. Outra proposta é uma emenda à Lei Orgânica do Município, permitindo que projetos de iniciativa popular sejam apresentados por apenas 3% do eleitorado, e não mais por 5%. Isso significa a redução de onze para sete mil eleitores.

A cidade de Blumenau é a primeira do país a regulamentar a lei de responsabilidade fiscal com relação à realização de audiências públicas em conjunto com o Osblu, onde serão apresentadas as metas fiscais do município. As medidas apresentadas devem institucionalizar e tornar irreversível a política de transparência, controle e participação social no município.

Instituídas através de decretos, três medidas devem entrar em funcionamento nos próximos meses. Uma delas é um mecanismo de participação popular através do Portal da Transparência, possibilitando o cidadão avaliar a ferramenta. Foi instituída também a Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção, realizada no mês de maio, e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, ambos com a intensa participação do Osblu.

Participaram da reunião na prefeitura o vice-presidente do Observatório, Hélio Roberto Roncaglio e Carlos Roberto Pakuczewsky, secretário executivo do Osblu. Para Leomir Minozzo, presidente do Osblu, a participação na construção das medidas deixou o Observatório animado. “Este é um passo muito importante no sentido de garantir que não haverá retrocessos nestes direitos dos cidadãos, independente do Governo. Não abrimos uma janela com cortina, abrimos uma porta irrestrita para a transparência”, afirmou o presidente.

Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

Em evento realizado na Sociedade Maçônica Regional em Blumenau, o vice-presidente do Observatório Social do Brasil, Nei da Nóbrega Ribas, convidou o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, a apresentar um painel no 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de março em Brasília, onde o presidente do Osblu deve apresentar também a experiência pioneira de Blumenau com a transparência e controle social.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS