segunda-feira, 12 abril 2021
Início Vale do Itajaí Balneário Camboriú Obras na ponte da BR-101 em Balneário Camboriú, afetam o trânsito no...

Obras na ponte da BR-101 em Balneário Camboriú, afetam o trânsito no município

Essa é a etapa final da estrutura que já está com 94% dos trabalhos concluídos.

A partir das 22h deste domingo (21/03/21), a concessionária Arteris Litoral Sul inicia a última etapa das obras de construção da ponte sobre o Rio Camboriú na BR-101. Os trabalhos tem previsão de serem concluídos em três meses e se concentram na marginal de sentido norte (Curitiba), no encaixe das cabeceiras da ponte com a rua lateral.

Com isso haverá restrição de acesso ao município, no km 135,3, próximo da Rua 3300. Neste ponto serão realizadas as obras de terrapleno e implantação da pista para encaixar o fluxo que vai passar sobre a ponte até a Avenida Marginal Leste. Durante este período, a alternativa é o acesso pela Rua 1926, que fica dois quilômetros à frente.

Da mesma forma, a concessionária irá trabalhar na cabeceira oposta da ponte – também para providenciar o encaixe com alinhamento de geometria previsto no projeto. Este alinhamento ocorre em uma extensão de 120 metros, está previsto no cronograma de execução da obra, e segue todas as normas técnicas vigentes e aplicáveis.

A etapa final da obra prevê ainda a conexão da rua lateral com a rodovia Interpraias, na altura do km 137. A mudança permitirá aos motoristas que trafegam pela Interpraias seguir pela via marginal, transitar pela ponte, e acessar a região central do município.

A saída 137 da BR-101 também passará a ser o principal acesso ao centro de Balneário Camboriú após a conclusão de toda a obra, prevista para o segundo semestre de 2021. Até o momento, 94% dos trabalhos já foram realizados.

 

Ponte sobre o Rio Camboriú – Marginal Norte

A ponte tem 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura e mobiliza cerca de 50 trabalhadores da concessionária para execução – trabalhos que seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. Somente para estrutura da ponte, foram utilizadas 48 vigas pré-moldadas com extensão de até 40 metros e peso de 90 toneladas.

A estrutura viabiliza uma nova ligação importante entre regiões do município, contribuindo para segmentar o fluxo de longa distância e local. Com isso, há expectativa de importante melhora na mobilidade e segurança viária na região.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS