quinta-feira, 24 junho 2021
InícioObrasObras de esgoto no bairro Garcia utilizarão técnica não destrutiva, em Blumenau

Obras de esgoto no bairro Garcia utilizarão técnica não destrutiva, em Blumenau

Para posicionamento das máquinas e tubulação, o trânsito nos locais onde ocorrerão os trabalhos estarão em meia pista.

A partir desta quarta-feira (12/05/21), a BRK Ambiental dará continuidade aos trabalhos de expansão da rede de esgoto na cidade e estará na Rua Amazonas, no bairro Garcia, no trecho entre o Terminal Garcia até a Rua Barão de Capanema. A obra é necessária para integrar o bairro da Glória ao sistema público de esgotamento sanitário.

Os serviços vão partir da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), em construção ao lado da praça do Terminal Urbano, e serão realizados pelo passeio. No entanto, para posicionamento das máquinas e tubulação, o trânsito no local dos trabalhos estará em meia pista.

Excepcionalmente no sábado (15) à tarde, o acesso à Rua Amazonas pelas ruas Da Glória e Progresso (sentido bairro/Centro) ficará interditado por cerca de 30 minutos, entre 14h15 e 14h45. A ação é indispensável para movimentação do posicionamento da tubulação da obra. Durante o período, as ruas Germano Roeder e Emílio Tallmann serão opções de rota alternativa.

Com o avanço dos trabalhos, após a Coteminas, a via ficará em uma pista no local da obra, funcionando no sistema pare e siga, conforme sinalização e orientação dos colaboradores. Os trabalhos serão realizados diariamente entre 8h e 17h e a previsão de conclusão da obra é de 40 dias.

 

Método não destrutivo

A novidade dessa obra fica por conta de uma nova tecnologia, conhecida como método não destrutivo, que permite a execução gerando menos impacto na via pública. Neste caso, a tubulação será implantada por meio de furos direcionais realizados a cerca de 100 metros um do outro. “A utilização da metodologia não destrutiva foi possível nesse caso, por ser tratar de uma linha de recalque, onde não há ligações casa-a-casa para serem feitas nessa tubulação e, assim, podemos proporcionar atuação capaz de minimizar ao máximo a interrupção no trânsito, no dia a dia das pessoas e dos comerciantes”, comenta Cleber Renato, diretor de contrato da BRK Ambiental em Blumenau.

Em vias públicas de Blumenau é a primeira vez que esse método será utilizado pela BRK Ambiental, sendo conhecido na cidade até então apenas para travessia de tubulação de esgoto no Ribeirão Garcia. “Utilizamos essa mesma metodologia quando instalamos a linha de recalque por baixo do leito do Ribeirão Garcia, ligando os esgotos do Centro à Estação de Tratamento. Nem sempre é possível usar esse método, mas sempre que possível, é uma excelente ferramenta”, completa Cleber.

Obras em andamento

A Concessionária segue investindo de forma gradativa para levar a prestação dos serviços de esgoto para toda a cidade. Atualmente, há obras de novas redes coletoras sendo executadas em ruas dos bairros Da Glória e Itoupava Norte, onde serão implantados 11 quilômetros de tubulações, que beneficiarão cerca de 1.600 famílias.

Hoje, 46% da comunidade blumenauense tem o serviço disponibilizado, em 21 dos 35 bairros do município. “O número representa um salto quando comparado ao indicador inicial que era de cerca de 4,5% em 2010. Mas, não podemos parar, o objetivo é levar o benefício do esgoto coletado e tratado para toda a população da cidade”, ressalta Guilherme Schmidt Pimentel, gerente de operações da BRK Ambiental em Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS