Fotos: Josiane Longhi
Alguns veículos da imprensa foram convidados nesta quinta-feira (24), para almoçar no 23º Batalhão de Infantaria. Fomos recebidos pelo Capitão Francisco Miks Filho, que nos conduziu à sala do comandante, Coronel Angelo Brait Junior. Em uma produtiva conversa informal, fomos informados sobre alguns detalhes do dia a dia relacionados ao trabalho da unidade militar, inclusive o fato de ser um dos 13, entre os 100 batalhões do Brasil, que possui escola militar de formação técnica. Sem dúvida, um privilégio para Blumenau, que já vem de longa data.
Também foram lembradas ações desenvolvidas durante a catástrofe de 2008, os limites e responsabilidades do exército de uma forma geral, a necessidade de treinamento constante, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Os militares precisam estar preparados para agir. Foi citado o exemplo de alguns soldados que foram solicitados para participarem do cadastro biométrico eleitoral. Segundo o comandante, esse pequeno tempo sem o treinamento diário, afeta o desenvolvimento em uma ação imediata. Outro detalhe que chamou minha atenção, é o fato do 23º Batalhão de Infantaria Jacintho Machado de Bittencourt, ser reconhecido pelo alto comando do exército como uma referência pela boa relação com a comunidade.
O almoço foi realizado no refeitório dos oficiais, atrás do pátio central, onde fomos convidados para sentar a mesa principal junto com os oficiais já citados, além do Subcomandante, Tenente-Coronel Raul José Vidal Junior. Um buffet simples, mas muito gostoso, com o tradicional feijão com arroz, purê de batatas, farofa, bife (muito bem temperado), saladas de alface, cenoura, pepinos, etc… Depois o comandante do 23º BI convidou o grupo para um passeio pelas dependências do batalhão.
Esse encontro foi promovido pela primeira vez pelo atual Comandante Coronel Ângelo Brait Júnior, que se despede de Blumenau no final de janeiro de 2016, quando haverá a troca de comando realizada a cada 2 anos. Segundo os oficiais, esse tipo de mudança é muito importante, já que conhecem de perto a realidade de todo país. E por fim, eles nos deixaram as portas abertas e à disposição. Todos saíram com uma excelente impressão.
No encontro da imprensa, estivemos eu e a Josiane Longhi representando o site OBlumenauense. Os outros veículos presentes foram a Rádio Clube de Blumenau, com a jornalista Tamara Caroline, o radialista José Armindo Vogel e um dos diretores, Evilásio Vieira Neto. A RIC TV Record estava representada pela repórter Gisele Scopel.