segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioClimaO sol predomina e a temperatura pode chegar a 38ºC. Mas há...

O sol predomina e a temperatura pode chegar a 38ºC. Mas há risco de trovoada

Foto: Tiago Tamanini Jr

 

Sol entre nuvens e muito calor à tarde em Blumenau, quando a temperatura máxima deste domingo (27/12/17) pode chegar a 38ºC. No período da noite, áreas de instabilidade formadas por uma frente fria, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva. Há risco de TEMPORAL com trovoadas, descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento e queda de granizo de forma isolada. Ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

A temperatura neste momento (12h36) é de 32,3°C e a mínima foi às 2h, quando estava 24,2°C. O nível do rio Itajaí-Açu está com 27 cm, a umidade relativa do ar em 53,6% e a velocidade do vento com 5,8 km/h.

Santa Catarina  – Manhã ensolarada e quente no Estado. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva. Atenção para os temporais isolados com descarga elétrica (raios), vento forte e granizo. Temperatura muito alta à tarde, diminuindo a partir da noite. Vento noroeste, passando de sul no fim do dia, fraco a moderado com rajadas. A frente fria que chega no fim do dia substitui a massa de ar quente presente no Estado.

 

Segunda-feira (18)

Blumenau – A semana inicia com céu nublado e condições para chuva fraca ocasional na madrugada da segunda-feira e posteriormente à tarde devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura mínima entre 21 e 23ºC e máxima entre 28 e 30ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina  – Tempo mais instável com predomínio de nuvens e condição de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e chuva na madrugada, e novamente em forma de pancadas com descarga elétrica no período da tarde e noite. Temperatura mais amena, subindo mais no Oeste. Vento sudeste, moderado com rajadas mais intensas de 40 a 60 km/h no Litoral. A frente fria influencia o norte do Estado e um cavado o restante.

 

Terça-feira (19)

Blumenau – Variação de nuvens no decorrer da quarta-feira devido a um cavado no continente e ao transporte de umidade do mar em direção ao continente. Na madrugada e ao amanhecer, condições para chuvisco fraco. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e máxima variando de 27 a 29ºC. Ventos fracos a moderados de leste/sudeste.

Santa Catarina  – O tempo continua instável, com presença de muitas nuvens. No Planalto Norte e Litoral Norte há condição de chuva, clima que nas demais regiões pode ocorrer de madrugada, enquanto no resto do dia haverá variação de nuvens com aberturas de sol. No período da tarde podem ocorrer pancadas de chuva com descarga elétrica. A temperatura fica mais amena em relação aos outros dias, no entanto alta no Oeste. Vento sudeste, moderado com rajadas mais intensas de 40 a 60 km/h no Litoral. A frente fria influencia o norte do Estado e um cavado o restante.

 

Quarta-feira (20)

Blumenau – Sol entre algumas nuvens, temperaturas máximas oscilando em torno de 30ºC e condições para pancadas de chuva com algumas trovoadas e descargas elétricas, devido à áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão. Temperaturas mínimas entre 21 e 23ºC e ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

Santa Catarina  – Presença de sol  no Estado. Aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e descarga elétrica na tarde e noite. A temperatura segue mais amena, com maior elevação no Oeste. Vento sudeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (21)

Blumenau – Presença do sol entre nuvens, condições para pancadas de chuva com algumas trovoadas e descargas elétricas, devido à áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão. Temperaturas mínimas entre 21 e 23ºC, enquanto a máxima oscila em torno de 30ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste a sudeste.

Santa Catarina  – Tempo instável com predomínio de nuvens e condição de chuva no Litoral e norte do Estado, devido a um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral. Nas demais regiões, sol e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Temperatura segue mais amena, com maior elevação no Oeste. Vento nordeste, com variação para sudeste no Litoral, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 22 de dezembro de 2017 a 01 de janeiro de 2018

O verão começa com temperatura e umidade alta no Estado, mantendo chuva frequente e com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento, especialmente no período da tarde e noite, típicas de verão. Neste período, os temporais podem vir acompanhados de granizo localizado, especialmente nos dias 23 e 25, devido a aproximação de frentes frias.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS