terça-feira, 19 outubro 2021
InícioEventosO Hospital Santa Isabel promove o “Dia D” em prol da saúde...

O Hospital Santa Isabel promove o “Dia D” em prol da saúde pública

Acesso-saude_campanhaNo dia 29/06, ato dará início ao Movimento Nacional “Acesso à saúde – Meu direito é um dever do governo”

Texto: Leticia Venera

Na segunda-feira, dia 29/06, às 9h30h, o Hospital Santa Isabel realizará o “Dia D” com uma ação para informar a população sobre os valores pagos pelo SUS para a realização de um procedimento ou consulta. Neste dia profissionais da instituição estarão aguardando em uma tenda próximo a recepção com uma TV ligada ao Sistema Tasy, utilizado na instituição, do qual poderão responder as dúvidas sobre os desconcertantes valores pagos pelo SUS ao Hospital Santa Isabel. Este é um Movimento Nacional das Santas Casas e hospitais filantrópicos para mobilizar a sociedade contra o corte de recursos e atrasos nos repasses, apresentando a situação atual dos prestadores de serviços do SUS. O Movimento Nacional apresenta a campanha: ‘Acesso à saúde – Meu direito é um dever do governo’. A ação marca o início do movimento que tem o objetivo de divulgar a realidade das instituições e promover a mobilização em torno do tema.

No país, os 1.753 hospitais filantrópicos respondem por 54% dos atendimentos via SUS. Nos Estados, os gestores estão fazendo cortes de até 30% na contratação de serviços de saúde, prejudicando os atendimentos, manutenção e gestão dos hospitais que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde). “Diversas entidades sofrem diariamente o risco de fecharem as portas. Operando no vermelho elas tentam garantir um bom atendimento mesmo sem recursos”, explica Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). O Hospital Santa Isabel que se caracteriza pela liderança nos serviços de alta complexidade em Santa Catarina em especialidades como: urgência/emergência, cirurgias de alta complexidade em neurologia, cardiologia, cirurgia geral, vascular e transplantes, tem em torno de 70% dos seus atendimentos prestados aos pacientes do SUS.

Todos os municípios do Brasil que aderiram ao Movimento Nacional irão promover ações neste dia, chamado de Dia D da Saúde Municipal. No dia 13/07, a ação será nos estados e no dia 04/08 será realizado o Dia D da Saúde e paralização geral em Brasília.

Convidamos todos vocês para participar do Dia D no Hospital Santa Isabel e acompanhar a campanha em prol da saúde acessando a página do Movimento para conferir informações sobre a ação e o panorama do setor.

Acesse: http://www.cmb.org.br/acessoasaude/

“Dia D” – Acesso à saúde – Meu direito é um dever do governo.
Data: 29/06/2015 – segunda-feira.
Hora: Das 9h30 as 17h00
Local: Tenda próxima a recepção do HSI.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS