sábado, 8 maio 2021
Início Clima O diretor da Defesa Civil de Blumenau descarta o risco de enchente...

O diretor da Defesa Civil de Blumenau descarta o risco de enchente na cidade

Digital StillCamera

A equipe de O Blumenauense, esteve as 14h com o diretor da Defesa Civil de Blumenau Telmo Gonçalves Duarte, que descartou qualquer risco de enchente na cidade.

“O nível do Rio Itajaí Açu em Blumenau vem baixando a cada hora. Tivemos o pico do nível do rio as 4h desta madrugada onde atingiu 5,54m acima do nível normal. As 10h já baixou para 5,12m; as 13h 4,76m e na medição das 14h já havia baixado mais 10cm. Com as 7 comportas da Barragem de Taió fechadas e a previsão de melhora do tempo, Blumenau neste momento está livre de uma enchente.” – afirma Telmo.

Telmo também comentou sobre as fortes chuvas que atingiram o Vale e o Litoral: “Blumenau teve muita sorte. Choveu muito nas cidades vizinhas e também no litoral. Se tivéssemos em Blumenau uma chuva como aconteceu em Penha por exemplo, com a nossa topografia, poderíamos ter tido consequências mais graves”.

As áreas de risco da cidade, onde podem haver deslizamentos também estão sob controle.  Até o final de março, há previsão de ser instalado um radar meteorológico, onde será possível emitir um alerta de forma mais eficiente e precisa. Isso permitirá que a população tenha mais tempo para se prevenir.

Também falamos com o técnico Hidrometrista do CEOPS da Furb, Mário Cesar de Oliveira. Ele monitora a bacia hidrográfica do vale, e também tranquilizou dizendo que os níveis dos rios estão baixando, descartando qualquer risco de enchente. As 17h o nível do Rio Itajaí se encontrava com 4,38m.

Texto e fotos: Equipe O Blumenauense

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS