sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralO dia que Getúlio Vargas visitou Blumenau

O dia que Getúlio Vargas visitou Blumenau

Getulio-Vargas-Blumenau

Em 10 de março de 1940, Blumenau recebia um dos gaúchos que marcou a história do país. O responsável pela criação dos direitos trabalhistas, foi recebido pelos  blumenauenses em frente ao Teatro Carlos Gomes, onde depois foi oferecido um jantar para 600 pessoas.

Acompanhado do interventor Nereu Ramos e uma grande comitiva, o saudoso maestro Heinz Geyer, executou o Hino Nacional que foi cantado a oito vozes. Na manhã de 24 de agosto de 1954, 14 anos depois desta visita, o gaúcho nascido em São Borja (RS) se suicidava com uma bala no peito, no Rio de Janeiro. O dia fez história,  como um dos momentos mais dramáticos vivido pela política brasileira nos anos pós-guerra (e pós-ditatura do Estado Novo).

Getúlio Vargas foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945, voltou à presidência em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular.

Fonte: blog do Adalberto Day | Foto: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS