sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioClimaO dia amanheceu com céu nublado, mas uma maassa de ar seco...

O dia amanheceu com céu nublado, mas uma maassa de ar seco garante tempo firme

Foto: Soni Robinson Witte

 

A imagem que o Soni Robinson Witte registou nesta manhã desta segunda-feira (2/07/18) dá a impressão que o dia será novamente nublado. Mas a previsão do Alerta Blu informou que essas nuvens irão se dissipar e a massa de ar seco vai garantir tempo firme.

A chegada do sol vai aumentar a temperatura em Blumenau que pode chegar a 26°C, deixando a tarde agradável. Neste momento (10h), faz 18°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando estava com 15,7°C. O rio Itajaí está com 67 cm e a umidade relativa do ar em 92,3%. Ventos fracos soprando preferencialmente de noroeste

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Do oeste ao sul, chuva isolada com trovoada no final do dia, especialmente nas áreas de divisa com o RS. Temperatura bem elevada, com vento nordeste/noroeste passando a sul do oeste ao sul, no final do dia, moderado com rajadas mais intensas. Sistema de alta pressão influenciando SC. Frente fria em deslocamento pelo RS, aproximando-se do Estado.

 

Terça-feira (3)

Blumenau – O tempo fica instável devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera. Ao longo do dia presença e variação de nebulosidade, com alguns períodos de melhoria e condição para chuva fraca e bem isolada entre o final da tarde e a noite. A maior cobertura de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a máxima fica mais baixa em relação a dias anteriores, variando entre 19 e 21°C. A mínima será registrada à noite e fica entre 13 e 15°C. Ventos fracos a moderados com direção variável.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, chuva bem isolada entre a madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens e chuva bem isolada à tarde. Temperatura em declínio, com vento sudoeste a sudeste com rajadas mais intensas no litoral. Uma frente fria em deslocamento rápido pelo litoral. Massa de ar frio (alta pressão com centro ao sul do Uruguai) avança para SC, especialmente para as áreas sul e leste do Estado.

 

Quarta-feira (4)

Blumenau – O tempo permanece instável por conta da atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera. No decorrer do dia o céu fica nublado, com alguns períodos de melhoria que se alternam com chuva fraca e isolada, especialmente pela manhã. A grande cobertura de nuvens dificulta a variação da temperatura. Mínima entre 12 e 14°C e máxima entre 16 e 18°C. Ventos fracos soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – No Planalto Sul e Litoral Sul, encoberto com chuva. No Planalto Norte e Litoral Norte, encoberto, melhorando com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva entre a madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Valores mais significativos de chuva no sul de SC, devido a um cavado (baixa pressão) entre RS e SC. Temperatura em elevação, especialmente no oeste, devido ao rápido deslocamento da massa de ar frio para o oceano; vento sudeste a nordeste, fraco.

 

Quinta-feira (5)

Blumenau – Uma nova massa de ar seco volta a deixar o tempo firme na cidade, com aberturas de sol e presença e variação de nebulosidade. A mínima varia entre 11 e 13°C e a máxima fica em torno dos 23°C.

Santa Catarina – Entre a madrugada e manhã, encoberto em todas as regiões, com chuva no Planalto Sul e Litoral Sul. O tempo melhora em todo o Estado no decorrer do dia. Permanece a condição de valores mais significativos de chuva no sul de SC, nas áreas de divisa com o RS. Temperatura mais elevada, com vento sudeste no litoral a nordeste no interior, fraco a moderado.

 

Sexta-feira (6)

Blumenau – O tempo continua estável por causa da massa de ar seco, com aberturas de sol e presença e variação de nebulosidade. O frio do inicio da manhã ganha intensidade e a mínima varia entre 11 e 13°C. Já a tarde fica com sensação térmica agradável, com máxima que oscila entre 22 e 24°C.

Santa Catarina – Sol com algumas nuvens e temperatura bem elevada. Vento nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 7 a 16 de julho de 2018

Na maior parte do período, o sol predomina com temperaturas elevadas, devido a uma massa de ar seco predominando em grande parte do centro-sul do Brasil. Uma frente fria passa por SC em torno dos dias 8 e 9 de julho, favorecendo chuva mais isolada. Declínio da temperatura nos dias seguintes, entre 10 e 11, devido a uma massa de ar mais frio.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS