sábado, 27 novembro 2021
InícioEconomiaO Brasil empreendedor é tema da 12ª Conferência Empresarial

O Brasil empreendedor é tema da 12ª Conferência Empresarial

Forum-Sul_2015
Evento será no dia 14 de abril, trazendo para Blumenau quatro empreendedores de sucesso

Texto: Giovani Vitória

O brasileiro nasceu para ser empreendedor. De cada 10 pessoas com idade entre 18 e 64 anos, três possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Ao longo da última década, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%, em 2004, para 34,5% no ano passado. Metade desses empreendedores abriu seus negócios há menos de três anos e meio.

Os dados são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Comparado aos outros países, o Brasil se destaca com a maior taxa de empreendedorismo, quase oito pontos porcentuais à frente da China, o segundo colocado, com taxa de 26,7%.

O número de empreendedores entre a população adulta no País é também superior ao dos Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%). Entre as economias em desenvolvimento, a taxa brasileira é superior à da Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%).

Esse ambiente é que será apresentado e debatido no próximo dia 14 de abril, em Blumenau, durante a 12ª edição da Conferência Empresarial. O evento será no Centro de Eventos do Moinho do Vale, reunindo cerca de 150 empresários e executivos de Blumenau e região com poder de decisão nas empresas.

A Conferência contará com a participação de quatro empreendedores de sucesso do Brasil, iniciando às 8h10 da manhã com Chieko Aoki, presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, uma das mais conceituadas operadoras brasileiras de hotéis.

Estudo em debate

O estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra ainda que o Brasil está à frente dos cinco países do grupo dos BRICS em número de empreendedores iniciais por oportunidade, com índice de 71%. Outros 28% se transformaram em empreendedores por necessidade. Na China, por exemplo, o percentual é de 66%.

O fato é que empreender no Brasil é um desafio que exige um nível muito alto de dedicação. Por isso, existem características que podem ser observadas em qualquer empreendedor de sucesso: otimismo, autoconfiança, inovação, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo e, principalmente, persistência.

Programação da Conferência

A 12ª Conferência Empresarial começa com credenciamento a partir das 07 da manhã e abertura programada para 08 horas. Às 08h10, Chieko Aoki, presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, inicia o ciclo de palestras de debates. A executiva participa de organizações como o Conselho de Empresários da América Latina (CEAL), Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), Academia Brasileira de Marketing e Academia Brasileira de Eventos. E é Vice-Presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Juliano Seabra, Managing Director da Endeavor no Brasil, terá o segundo conferencista do evento, a partir das 10h30. A Endeavor é uma organização internacional líder no apoio a empreendedores, com presença em 18 países. Atua no Brasil desde o ano 2000. O surgimento da Endeavor no Brasil foi uma iniciativa de Beto Sicupira e seus sócios Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, grandes empresários brasileiros.

Após a pausa para o almoço, os executivos retornam para Conferência às 13h10 para ouvir e debater com Caio Bonatto, fundador e CEO da Tecverde Engenharia, uma das empresas inovadoras mais promissoras no Brasil, segundo a Revista Exame. A Tecverde ganhou prêmios internacionais (ONU, Hermès de l’Innovation) e foi selecionada para ser uma das empresas da Endeavor. Caio é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná.

A 12ª Conferência Empresarial fecha com a participação de Américo José da Silva Filho, diretor da Cherto Atco divisão do Grupo Cherto, a maior consultoria de Franchising da América Latina e um dos principais responsáveis por difundir esse conceito no país. Com mais de 20 anos de atuação como consultor, é autor de livros e artigos sobre Gestão, Marketing, Atendimento e Vendas.

O consultor financeiro e diretor da Felix Theiss & Associados S/C Felix Theiss Júnior será o mediador da Conferência.

As inscrições

As inscrições para a 12ª Conferência Empresarial são antecipadas. Maiores informações devem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação: www.forumsul.net.br ou pelos telefones: (47) 9643.5151 e 8478. 9965.

Programação 2015 definida

A partir desta edição, a Conferência Empresarial passa a adotar o modelo do ForumClub nas orientação dos temas que serão abordados. Para tanto os organizadores criaram um Conselho de Anfitriões composto por 15 executivos de diversas empresas do Médio Vale do Itajaí, Vale do Itapocu, Alto Vale, Foz do Itajaí e Vale do Itajaí Mirim.

Para a 12ª edição, estarão presentes: Unicred, Brandili, Magnus Consultoria, JPrayon & Partners, MDS Consultoria de Seguros e Risco, Transpobrasil Sistemas, ERJ Consultoria Empresarial e RMV Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Serão realizadas mais duas Conferências Empresariais em 2015, com temas já definidos. Em junho, o tema será “Negociação e Vendas”. Já no mês de outubro, o tema em debate será: “Perspectivas 2016 – Brasil: e agora?”

Ao longo de quatro anos, as 11 edições da Conferência Empresarial reuniram 800 empresários e executivos de mais de 300 empresas, onde puderam ouvir e debater com 47 conferencistas, especialistas em suas áreas de atuação. O evento se consolidou com uma plataforma para debate de ideias sobre gestão empresarial e desenvolver o networking.

Site: forumsul.net.br
Blog: http://forumsul.blogspot.com.br/
Twitter: @forumsul
Facebook: facebook.com/forumsul
Lindekin: tinyurl.com/forumsul-linkedin emagrecer

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS