domingo, 28 novembro 2021
InícioEconomiaO Brasil cobra imposto caro e oferece menos retorno à sociedade

O Brasil cobra imposto caro e oferece menos retorno à sociedade

Por Sérgio Campregher

Que o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo pouco brasileiro sabe. O que muitos desconhecem, por falta de interesse, é que uma das principais causas para o aumento da carga tributária brasileira está no aumento dos gastos públicos. Após a estabilização do Real, o Brasil reduziu a emissão de moeda e, para financiar os gastos foi preciso aumentar a carga tributária.

Pagamos imposto sobre quase tudo. Pagamos a tributação sobre a sua renda, que é o imposto de renda mais o INSS. Pagamos a tributação sobre os patrimônios, principalmente o IPTU e o IPVA e pagamos também tributação sobre consumo, os tributos que estão embutidos no preço dos produtos e dos serviços, sendo estes os que mais são sentidos pela população, Isso porque consomem produtos e serviços que têm impostos embutidos, como arroz (17,24%), feijão (17,24%), carne (23,99%), pasta de dente (31,37%), caderno escolar (34,99%) entre outros.

Imposto-caro_02

Imposto sobre consumo: os tributos que estão embutidos no preço dos produtos são os mais sentidos pela população quando da compra no supermercado.

44%

Se colocarmos em números, em média, são 18% de tributos sobre a renda, 3% sobre o patrimônio e 23% sobre o consumo. Chegando a um total de 44% do rendimento apenas para tributação.

O grande problema não está no pagamento e sim na falta do retorno dos impostos pagos pela população.

País que menos devolve

Estamos na última posição, abaixo inclusive do Uruguai e Argentina, na posição dos países que investem em serviços como educação, saúde e segurança, em resposta aos tributos pagos pelos contribuintes. Ou seja, somos o país que menos devolve a população em serviços públicos o valor de impostos que se paga.

Se compararmos com os países europeus, lá a tributação é mais justa, uma vez que ocorre principalmente sobre a renda, para depois recair sobre as contribuições sociais e por último sobre o consumo.

Imposto-caro_01Retorno: Somos o país que menos devolve a população em serviços públicos o valor de impostos que se paga.

Finalidade dos impostos

Devemos construir a consciência que os impostos têm a finalidade de fomentar o desenvolvimento social e de financiar os serviços públicos no Brasil, e quando aplicados de forma correta – em educação, saúde, saneamento básico e tantos outros serviços necessários à população – proporcionam um desenvolvimento econômico-social que nos levará ao grupo dos países desenvolvidos, onde economia e qualidade de vida são equivalentes.

Cabe a nós cobrar que as aplicações sejam feitas de forma coerente – no Brasil.

Este é um ano eleitoral. É o momento de cobrar dos governos federal e estadual uma melhor aplicação dos recursos arrecadados. E isto passa pela nossa escolha de deputados estaduais, federais e senadores comprometidos com a aplicação correta dos impostos.

Agora que você tomou conhecimento da quantidade e do valor que pagamos em impostos, faça valer sua cidadania e cobre das autoridades serviços públicos de qualidade.

* O autor é Historiador.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS