Número de ocorrências registradas pela Defesa Civil de Blumenau aumentou para 249

Rua Almirante Barroso, bairro Vila Nova
Início da Rua Joinville,  no bairro Vila Nova

 

Na tarde desta sexta-feira (18/01/19), representantes de sete secretarias da Prefeitura de Blumenau apresentaram ao prefeito Mário Hildebrandt relatórios atualizados dos prejuízos causados pelo temporal desta quinta-feira (17/01/19), em suas respectivas áreas de atuação.

O Secretário da Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina, repassou a atualização de atendimentos realizados por toda a cidade. Até o fim da tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil atendeu 249 ocorrências, sendo 143 análises de risco e 76 deslizamentos de pequeno e médio porte. Foi um aumento significativo em relação ao período da manhã, quando o número era de 105 ocorrências.

A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou também com a presença de secretários e diretores das Secretarias de Manutenção e Conservação Urbana, Educação, Promoção da Saúde, Samae, Faema e Desenvolvimento Social.

 

 

A definição sobre a decretação do estado de emergência será tomada na segunda-feira (21), assim que a Secretaria de Defesa do Cidadão finalizar relatório final de ocorrências, já que atendimentos permanecem sendo realizados na cidade. Além disso, é necessário aguardar o fim de semana, caso ocorra chuva novamente.

“Os trabalhos se concentram no atendimento às famílias e na desobstrução das vias para que não interfira no ir e vir da população. Vai ser um fim de semana de muito trabalho para a equipe e estaremos de prontidão acompanhando sempre a previsão do tempo, que infelizmente, até este momento, não é das melhores”, destaca o prefeito.

De acordo com levantamento do AlertaBlu, dias com altas temperaturas e possibilidade de chuvas devem se estender até o final de janeiro. A análise apontou ainda que neste sábado, dia 19, a temperatura deverá subir, chegando à marca dos 36°C, com forte risco de temporal no município.

Com informações de Felipe Rodrigues, da PMB