quinta-feira, 16 setembro 2021
InícioTrânsitoNovos terminais trazem conceito intermodal para mobilidade urbana

Novos terminais trazem conceito intermodal para mobilidade urbana

A análise das propostas de empresas interessadas na elaboração dos projetos de dois novos terminais de transporte coletivo em Blumenau encerrou na última segunda-feira, dia 21. O vencedor da concorrência é o consórcio Seti S.A/Unidec S.A/Teirlog Ingenieria. O consórcio será o responsável pelos projetos de engenharia do Terminal das Itoupavas (Terminal Integrado Norte) e do Terminal Água Verde (Terminal Integrado Oeste).

O Terminal das Itoupavas está previsto para ser construído na esquina da rua Gustavo Zimmermann com a rua Mário Giese, no bairro Itoupava Central, e deve contar com a circulação de 25 mil pessoas beneficiadas com a integração. O Terminal Água Verde deve beneficiar 18 mil pessoas no entroncamento da rua General Osório com a rua Guilherme Poerner, popularmente conhecido como Leite Trevo. Para a construção dos dois terminais estão previstos investimentos de R$ 5,7 milhões. “Os dois novos terminais são fundamentais para garantir mais qualidade ao transporte coletivo de Blumenau. Neste sentido, nosso empenho é para garantir que este antigo desejo da comunidade torne-se, de fato, uma conquista”, comenta o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Paulo França.

Os dois novos terminais a serem construídos na cidade trazem uma novidade: o conceito de integração intermodal. Além do acesso de passageiros ao sistema de transporte coletivo e do estacionamento para os ônibus, os terminais contarão com bicicletários, estacionamentos para motocicletas e automóveis. O objetivo é integrar a mobilidade urbana em todas as suas formas, em um único ambiente público. Após o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, um estudo de impacto de vizinhança e audiências públicas realizadas em conjunto com a comunidade definiram que os novos terminais contarão com bilheteria, lanchonetes, banheiros exclusivos para trabalhadores do sistema e para o público em geral e ainda um espaço público para a população.

Texto Fábio Ricardo

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS