sábado, 4 dezembro 2021
InícioGeralNovo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau é Marcelo Lanzarin (MDB)

Novo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau é Marcelo Lanzarin (MDB)

Foto: Rafael Carrasco CMB

 

A disputa para a assumir a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau, terminou na sessão desta terça-feira (11/12/18).  Com apenas uma chapa inscrita, Marcelo Lanzarin (MDB) assume o biênio 2019/2020. Experiente na política, ele é médico e já foi secretário de Saúde, no governo de João Paulo Kleinübing.

Bruno Cunha (PSB) assumirá a vice-presidência, Almir Vieira (PP) será o 1º Secretário e  Gilson de Souza (PSD) o 2º Secretário. O processo eleitoral aconteceu com tranquilidade e houve consenso entre os parlamentares. A posse da nova mesa diretora está marcada para o dia 1º de janeiro de 2019.

A calmaria no plenário só foi quebrada pelo protesto dos servidores públicos municipais, contra a votação que retirou o FGTS do pagamento dos ACTs (Admitidos em Caráter Temporário).

Os vereadores também elegeram os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para o biênio 2019-2020. Compõem o Conselho os vereadores Jens Mantau (presidente), Alexandre Matias (vice-presidente), Adriano Pereira (relator), Zeca Bombeiro e Marcos da Rosa (membros). Os suplentes são os vereadores Sylvio Zimmermann, Alexandre Caminha, Oldemar Becker e Ricardo Alba.

Foi indicado para o cargo de Corregedor Titular para o período 2019-2020 o vereador Jovino Cardoso (PROS). Já o vereador Ito de Souza (PR) foi eleito Corregedor Substituto.

Perfis dos membros da Mesa Diretora

O presidente Marcelo Lanzarin tem 44 anos, é brasileiro, natural do Rio de Janeiro, formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Em Blumenau, atuou como médico na rede municipal de saúde, como coordenador das unidades de saúde, gerente de atenção básica e diretor de ações em saúde. Em 2009 assumiu o cargo de secretário de saúde e tornou pública a fila de espera de cirurgia de média complexidade.

O vice-presidente Bruno Horwatitsch Cunha tem 31 anos. Advogado, professor universitário, empresário e agente de mudança. Graduado em Direito, especialista em Direito Público e Mestre em desenvolvimento Regional. Desde a juventude, engajado em diversas entidades e projetos comunitários. Apaixonado pelo terceiro setor, destaca-se pelo seu envolvimento com a inovação, sustentabilidade, acessibilidade e proteção animal. Inovou na utilização de materiais reciclados e no uso das mídias sociais para divulgação de suas ideias.

O primeiro secretário Almir Vieira é militar reformado e tem 45 anos. Natural de Blumenau, é formado em gastronomia e tem pós-graduação em gestão pública. Já foi diretor de Obras do município.

O segundo secretário Gilson de Souza natural de Itajaí – SC, e tem 38 anos. Reside em Blumenau há 32 anos. Ele é formado em Economia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e em Matemática pela Uniasselvi. Há 10 anos é professor na rede pública de ensino nos níveis médio e técnico. Dedicou sua trajetória para representar a juventude, com a qual sempre esteve em contato direto. É criador do Projeto Social Vencedor na Escola: Campeão de Bola que visa dar oportunidades a crianças carentes através do esporte. O Professor Gilson também foi presidente de APPs, conselhos deliberativos e da Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS