terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Novo laboratório é plataforma para estudos sobre uso de tecnologias em sala...

Novo laboratório é plataforma para estudos sobre uso de tecnologias em sala de aula da FURB

Uma sala de aula especial, com lousa e mesa digitais com funções multitoques e de interatividade, projetor multimídia com óculos 3D. Tablets e notebooks de última geração para uso de professores e alunos. E carteiras complementando o ambiente de inovação com um design que permite uma série de configurações conforme a atividade. Essa sala de aula é, na verdade, um dos novos laboratórios da FURB, o LIFE, que vem servindo como uma plataforma para que docentes e pesquisadores avancem no estudo de novas tecnologias e da sua utilização em ambientes de ensino.

“Recentemente, professores da rede estadual receberam tablets para trabalhar. Entretanto, por não saber como aplicar a ferramenta em sala de aula, muitos deles não estão usando os equipamentos. É uma dificuldade atual: enquanto os alunos já estão acostumados a usar essas novas tecnologias, os professores tem com frequência uma extrema dificuldade. Com o LIFE, podemos trabalhar nessa questão de maneira mais prática e criativa”, afirma o professor doutor Maurício Capobianco Lopes, que coordena o novo laboratório – na foto, operando a lousa digital.

Estudantes dos cursos PARFOR e PIBID da FURB já vêm utilizando o LIFE durante suas aulas. Uma turma de professores do ensino básico também vem fazendo formação no laboratório pelo Programa Novos Talentos, também da Capes. Capobianco planeja para fevereiro uma oficina de formação com todos os docentes de cursos de licenciatura da FURB.

Para o professor, novas tecnologias como as utilizadas no LIFE não são a única solução para a educação, mas são ferramentas que não pode ser desprezadas e devem, na verdade, ser dominadas pelos educadores. “A tecnologia gera ônus ambiental, com uso de mais energia elétrica e o descarte de eletroeletrônicos. É preciso estimular o uso consciente”, afirma.

O Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores foi construído após a aprovação de um projeto da FURB em um edital da Capes em 2012. A universidade captou R$ 200 mil para comprar equipamentos e criar o novo laboratório, além de melhorar outros dois já existentes: o Laboratório de Instrumentação para o Ensino (LIE) e o Laboratório de Educação Inclusiva, que funciona junto à Brinquedoteca.

Para saber mais, acesse o blog do LIFE e a fanpage no Facebook. Saiba mais sobre o projeto nacional na página da Capes.

Os equipamentos

Lousa Digital: Da marca SHARP, tem 70 polegadas e tela sensível o toque. Funciona com sistemas operacionais Windows e iOS. Tem acesso à internet, conectando-se a tablets e aparelhos celulares para permitir a interatividade entre os alunos.

Mesa digital: Fabricada pela PQ Labs, é como uma lousa na horizontal, com 55 polegadas, que permite trabalhos em equipe. Com acesso à Internet, permite até 12 toques simultâneos. Permite uso de sistemas operacionais iOS, Windows e Android.

Tablets e notebooks: Além de 12 tablets da Samsung modelo PT-5110, o LIFE dispõe de notebooks Dell Inspiron 14R, com tela multitoque.

Projetor multimídia com óculos 3D: Multimídia Benq com função para projeção 3D e óculos 3D com tecnologia ativa (com bateria recarregável).

via FURB

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS