terça-feira, 30 novembro 2021
InícioSaúdeCoronavírusNovo boletim de atualização sobre as ações de enfrentamento do Covid-19 em...

Novo boletim de atualização sobre as ações de enfrentamento do Covid-19 em Blumenau

 

 

 

Em mais uma transmissão online, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau; e Winnetou Krambeck, Secretário de Promoção da Saúde; atualizaram as ações desenvolvidas durante o dia. Nesta segunda-feira (23/03/20) iniciou a campanha de vacinação de H1N1 em todo Brasil.

O dia também marcou o início da Centros de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus que estão atendendo entre às 7h e 19h no ginásio da Fundação do Pró-Família e na Policlínica Lindolf Bell. Os espaços contam com técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.

Nesta segunda-feira (23), em torno de 60 pessoas buscaram atendimentos, nenhum encaminhado para hospitais. Há muitas pessoas buscando atendimento sem necessidade. Somente quem tiver sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir até o local. Em casos com esses sintomas, aliados a dificuldade de respirar, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.

Santa Catarina tem 86 casos de coronavírus em 21 cidades, sete deles em Blumenau. Os outros pacientes estão em Florianópolis (15), Braço do Norte (9), Criciúma (9), Blumenau (7), Itajaí (7), Tubarão (7), Balneário Camboriú (6), Joinville (4), São José (4), Chapecó (2), Gravatal (2), Imbituba: (2), Jaraguá do Sul (2), Porto Belo (2), Rancho Queimado (2), Gaspar (1), Içara (1), Jaguaruna (1), Lages (1), Navegantes (1) e Pomerode (1).

Hoje também foram contratados 22 médicos, quatro técnicos de enfermagem e sete enfermeiros através de processo seletivo. Outras duas vagas de médico haviam sido preenchidas na última sexta-feira. Eles começam a trabalhar na sexta-feira (27).

A vacinação contra gripe H1N1 foi iniciada, com preferência aos profissionais de saúde e os idosos em casas asilares e nos hospitais. Neste primeiro dia, 1.346 pessoas foram imunizadas pelas equipes da Semus. Segundo a prefeitura, foram recebidas em torno de 15.200, mas são necessárias para a vacinação que termina no dia 15 de abril, um total de 40 mil, das quais cerca de 30 mil são só para idosos. A medida que os estoque acabam, eles automaticamente devem ser repostos.

A partir de terça-feira (24) começa a funcionar o telefone 156, chamado de Alô Saúde Blumenau. Um grupo de formandos de medicina, com a retaguarda de médicos, vai orientar as pessoas que buscam informações. O objetivo é orientar, tirar dúvidas, para evitar que haja deslocamentos dentro do município.

A prefeitura encaminhou um projeto propondo a criação de um fundo para empresas ou pessoas realizarem doações.

Acompanhe mais detalhes da live:

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS