Novidades da 33ª Oktoberfest: espaço para celíacos, outro dedicado às mulheres e parque de diversões

Ricardo-Stodieck_18-8-16_01

 

Por Claus Jensen, com foto de Marlise Cardoso Jensen

Na noite desta quinta-feira (18/8/16), conversamos com o Secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck. Na 33ª Oktoberfest tem novidades que atenderão ao público celíaco [que sofre de intolerância ao glúten], vegetariano; além de melhorias nos sanitários femininos e uma opção para as crianças e adultos.

Para o secretário, a gastronomia é um dos pontos mais fortes da festa, mas não atendia a todas as demandas. “A Oktoberfest é acima de tudo uma festa da cultura germânica, onde estamos voltando cada vez mais às origens e promovendo como um evento de família. Mas tínhamos que melhorar algumas coisas, como por exemplo, quando em famílias há membros com celíase [intolerância a glúten] ou são vegetarianos. Então temos que respeitar a questão da saúde e alimentação. Neste edição quem vier com a família, amigos ou em grupo, vai ter espaço de alimentação que é o Glúten Free onde vai poder tomar uma cerveja sem glúten” comenta Stodieck.

Serão servidos pratos como Escondidinho de Linguiça Blumenau e Aipim, Escondidinho de Abóbora com Carne Desfiada, Escondidinho Vegetariano, Pudim de Sagu e Torta, todos livre de glúten. Não só os celíacos, mas os vegetarianos também terão opções. “Sabemos que isso nunca será carro chefe da gastronomia na festa, mas vai complementar o leque de opções que nós temos”, completa.

Uma novidade para este ano, será o espaço para as crianças. Desta vez não terá o tradicional Kinder Platz montado dentro do Ginásio do Galegão. O secretário disse que na área externa ao lado, entre a Fundação Pró-Família, será montado um Parque de Diversões como nas primeiras festas.

As mulheres e mães também terão uma ótima novidade. “Atendendo a uma demanda do público feminino, iremos aumentar o número de banheiros e montar um lounge na área externa, ao lado da praça de alimentação. Nesse novo espaço, além dos sanitários, terão espaços para maquiagem, amamentação e fraldário”, finaliza o secretário.