Nove processos foram formalizados pelo Procon Móvel em outubro, que realizou 78 atendimentos

 

Levantamento do Procon de Blumenau apontou que foram feitos 78 atendimentos em outubro com a unidade móvel nos bairros da cidade. Deste total, nove processos contra prestadores de serviço foram formalizados. O Procon Móvel atende sempre às quartas-feiras com o veículo estacionado em pontos estratégicos. O serviço permite à comunidade registrar denúncias, além de tirar dúvidas sobre os direitos dos consumidores.

O Procon também reforça à comunidade os casos em que é necessária a intermediação do órgão de defesa, principalmente na prestação de serviços efetivados pelos estabelecimentos comerciais. Entre eles, cobrança indevida, cálculo errado ou indevido de multas, além do envio de cartão sem solicitação à residência do consumidor.

Nome enviado indevidamente aos cadastros que limitam o crédito de pessoas jurídicas ou físicas por causa do endividamento, como o SPC, Serasa e Scpc também é passível de buscar a intermediação do Procon. Além disso, problemas na prestação de serviços essenciais como água, esgoto, energia, telefone e gás também fazem parte da lista.

O Procon também orienta para procurar o órgão nos casos de defeito ou mau funcionamento de produtos não provocados pelo uso indevido. Inclui ainda direito a reclamação quando o prazo de entrega de um produto ou serviço for descumprido e também se houve a entrega de um produto diferente do que foi comprado. A sede de atendimento do órgão de defesa fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.243, no Centro, em frente à Prefeitura.

Por Joni César, da PMB