Nove notebooks ampliam acesso à tecnologia para pessoas com deficiência em Blumenau

Doação da CDL Blumenau e da Tec+ vai apoiar atividades, capacitações e a preparação de associados da Abludef para o mercado de trabalho.

Foto: divulgação / CDL Blumenau

Nove notebooks sobre uma mesa e uma nova possibilidade pela frente. Na última terça-feira (28/07/26), convidados e imprensa acompanharam a entrega oficial dos equipamentos à Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, a ABLUDEF.

A doação foi feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, em parceria com a Tec+ Soluções Inteligentes. A ação integra as comemorações pelos 60 anos da CDL e pretende ampliar o acesso à tecnologia, além de apoiar as atividades diárias desenvolvidas pela associação.

Para o presidente da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, a iniciativa representa mais do que a entrega de computadores. “Esse gesto vai muito além da entrega de equipamentos. É o olhar social que a CDL carrega como um dos pilares de sua atuação. Quando falamos em tecnologia, não falamos apenas em máquinas e programas. Falamos de inclusão, de aprendizado e de oportunidade.”

Segundo ele, cada equipamento pode abrir caminhos para o conhecimento, a autonomia e novas possibilidades de futuro. “Neste ano em que celebramos 60 anos de história, essa doação representa mais uma reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento humano e social de Blumenau. São seis décadas de incentivo ao comércio, à comunidade e ao futuro da nossa cidade.”

Apoio aos associados

A Tec+ foi responsável pela formatação dos notebooks e também assumiu o compromisso de oferecer manutenção aos equipamentos e treinamento às pessoas que vão utilizá-los. O diretor comercial da empresa, Otto Léo Henkels, defende que as empresas precisam investir na comunidade para ajudar na construção de uma Blumenau melhor.

“Por isso entregamos esse apoio com a nossa expertise técnica. Foram nove computadores que vão servir para trabalhos em geral e para dar suporte aos associados da entidade que terão acesso à tecnologia”, comemora.

Para a presidente da Abludef, Maria Helena Mabba, os equipamentos devem provocar uma mudança direta na rotina da instituição. “Vamos retomar os trabalhos com os cadastrados que querem aprender uma atividade. É uma ação muito importante porque nós não teríamos condições de comprar os computadores.”

Com a nova estrutura, a associação pretende formar uma equipe para ensinar os cadastrados e ajudá-los na preparação para o mercado de trabalho. “Agora, vamos poder formar uma equipe para ensiná-los e ajudá-los a se posicionar no mercado de trabalho”, analisa Maria Helena.

A Abludef é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, com cerca de duas mil pessoas com deficiência cadastradas. A associação atende gratuitamente moradores de Blumenau e da região e fica na Rua Bertha Odebrecht, número 63, no bairro Garcia.

Para quem antes não tinha computador, a entrega de uma máquina pode parecer pequena. Para a ABLUDEF, são nove novas portas abertas.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky