terça-feira, 26 janeiro 2021
Início Geral Nova variedade de arroz foi desenvolvida por pesquisadores da Estação Experimental da...

Nova variedade de arroz foi desenvolvida por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Itajaí

10:07

Estacao_experimental_de_itajai_Epagri
Estação Experimental da Epagri de Itajaí

Nessa quinta-feira (5) técnicos da Secretaria de Agricultura, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e produtores agrícolas de Gaspar irão participar do lançamento de uma nova variedade de arroz irrigado, denominada SCS121CI, desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Itajaí. O evento acontecerá na própria estação experimental.

Os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita técnica ao campo experimental em que o arroz está sendo cultivado. Em seguida, será realizada uma sessão solene para marcar o lançamento da nova variedade.

Sobre a variedade de arroz SCS121Cl

A sigla CL significa que essa variedade deve ser usada no sistema de produção Clearfield – termo em inglês que significa “campo limpo”. A nova variedade de arroz se destaca pela sua alta performance na lavoura por ser resistente a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas. Essas imidazolinonas controlam praticamente todas as plantas daninhas que infestam as lavouras de arroz irrigado, inclusive o arroz-daninho, também conhecido como arroz-vermelho, que apresenta boa resistência às doenças e ao acamamento.

Na indústria, a nova variedade é adequada tanto para arroz branco quanto para arroz parboilizado e possui maior rendimento industrial em função do menor percentual de casca nos grãos. A variedade SCS121 CL destaca-se ainda pelas boas qualidades culinárias.

Os produtores de sementes de Santa Catarina da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz (Acapsa) irão disponibilizar, já para o próximo cultivo na safra 2015/2016, mais de 3.250 toneladas de sementes da nova variedade de arroz, ou seja, aproximadamente 65 mil sacas de 50 kg, suficientes para o cultivo em mais de 30 mil hectares.

Estudos realizados em outras regiões do Brasil confirmaram que além de Santa Catarina, a nova variedade poderá ser cultivada em outros estados brasileiros como o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará e Maranhão, além de países como Argentina, Paraguai e Bolívia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS