Nova variedade de arroz foi desenvolvida por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Itajaí

Estacao_experimental_de_itajai_Epagri
Estação Experimental da Epagri de Itajaí

Nessa quinta-feira (5) técnicos da Secretaria de Agricultura, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e produtores agrícolas de Gaspar irão participar do lançamento de uma nova variedade de arroz irrigado, denominada SCS121CI, desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Itajaí. O evento acontecerá na própria estação experimental.

Os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita técnica ao campo experimental em que o arroz está sendo cultivado. Em seguida, será realizada uma sessão solene para marcar o lançamento da nova variedade.

Sobre a variedade de arroz SCS121Cl

A sigla CL significa que essa variedade deve ser usada no sistema de produção Clearfield – termo em inglês que significa “campo limpo”. A nova variedade de arroz se destaca pela sua alta performance na lavoura por ser resistente a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas. Essas imidazolinonas controlam praticamente todas as plantas daninhas que infestam as lavouras de arroz irrigado, inclusive o arroz-daninho, também conhecido como arroz-vermelho, que apresenta boa resistência às doenças e ao acamamento.

Na indústria, a nova variedade é adequada tanto para arroz branco quanto para arroz parboilizado e possui maior rendimento industrial em função do menor percentual de casca nos grãos. A variedade SCS121 CL destaca-se ainda pelas boas qualidades culinárias.

Os produtores de sementes de Santa Catarina da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz (Acapsa) irão disponibilizar, já para o próximo cultivo na safra 2015/2016, mais de 3.250 toneladas de sementes da nova variedade de arroz, ou seja, aproximadamente 65 mil sacas de 50 kg, suficientes para o cultivo em mais de 30 mil hectares.

Estudos realizados em outras regiões do Brasil confirmaram que além de Santa Catarina, a nova variedade poderá ser cultivada em outros estados brasileiros como o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará e Maranhão, além de países como Argentina, Paraguai e Bolívia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar