terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioGeralNova etapa de vacinação contra Influenza tem agendamento disponível em Blumenau

Nova etapa de vacinação contra Influenza tem agendamento disponível em Blumenau

 

 

 

 

A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia na próxima segunda-feira, (11/05/20), e vai incluir seis novos grupos, além dos outros 11 que já estavam sendo vacinados desde o dia 23 de março, quando a ação iniciou. Os novos púbicos que poderão buscar a imunização incluem professores, gestantes, puérperas e crianças (confira as especificações abaixo).

Com a nova etapa da campanha, a Secretaria de Promoção da Saúde passa a disponibilizar, na tarde desta sexta-feira (8), novas agendas para marcação da vacina contra Influenza, com horários disponíveis em 34 unidades de saúde, entre Ambulatórios Gerias (AGs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O novo agendamento aberto será para a semana dos dias 11 a 15 de maio.

A estratégia de agendamento online vem sendo utilizada desde o início da campanha, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde, o que poderia aumentar chance de transmissão da doença. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários podem acessar as agendas por meio do aplicativo Pronto Mobile (Android e iOS), pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde.

No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação. Confira na lista abaixo os documentos de comprovação.

A Secretaria de Promoção da Saúde reforça a importância de ter em mãos a carteira de vacinação e o número do CPF de quem fará a vacinação, no momento da marcação online e também quando comparecer à unidade de saúde. A preocupação maior é com as cerca de 21 mil crianças que poderão receber a vacina, já que nem todas possuem o documento. A orientação às famílias é de que providenciem o registro do Cadastro de Pessoa Física para realizar a vacinação. O documento pode ser feito no cartório já no momento da emissão da certidão de nascimento ou ainda pelo site do Ministério da Economia, neste link.

 

Nova etapa tem baixa procura

A procura por vacinas contra Influenza pelo público alvo da segunda etapa da campanha de vacinação tem sido baixa, conforme demonstram os números registrados pelas equipes da Semus.

Os primeiros grupos a serem vacinados foram os idosos (acima de 60 anos), cuja meta já chegou a 120% do público estimado pelo Ministério da Saúde e os trabalhadores da Saúde, que atingiram 66,76% da meta. Já em relação as pessoas com comorbidades, a estimativa de público é de quase 40 mil, mas a meta está bem abaixo do necessário: apenas 25% buscou a vacinação até o momento.

Os novos grupos da 3ª etapa representam pouco mais de 44 mil pessoas. A meta é vacinar 90% desse público. O município deve receber na próxima semana 23 mil doses enviadas pelo governo do Estado, para iniciar esta nova fase. Até esta quinta-feira, dia 7, 55.127 doses haviam sido aplicadas em Blumenau. A estimativa inicial do Ministério era de vacinar pelo menos 125 mil pessoas em Blumenau, desconsiderando grupos como caminhoneiros e deficientes, incluídos ao longo da Campanha e sem estimativa de público.

 

Confira os grupos da 3ª etapa e comprovantes necessários:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF
– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência
– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante
– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros
– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade
– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS