quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralNova "Academia ao Ar Livre" foi entregue no Parque Ramiro Ruediger

Nova “Academia ao Ar Livre” foi entregue no Parque Ramiro Ruediger

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (28)

Fotos: Luciano Bernz

A Prefeitura Municipal, por meio Fundação Municipal de Desportos (FMD), entregou na manhã deste sábado (06), a Academia ao Ar Livre no Parque Ramiro Ruediger. São 11 equipamentos novos que substituíram os antigos.  Outros 11 já haviam sido instalados em dois pontos da Avenida Beira Rio.  Foi com o objetivo de proporcionar lazer e mais qualidade de vida à comunidade, que o Prefeito Napoleão Bernardes fez o pedido das academias ao governo do estado.

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (16)

Em seu discurso na cerimônia de entrega, ele relatou que no início Blumenau tinha ganhado apenas três academias. Mas ele insistiu e conseguiu elevar esse número para nove. Os equipamentos não tiveram custo para município, sendo 100% oriundos de doação do governo estadual.

O prefeito também citou que as academias ao ar livre, além de proporcionar uma qualidade de vida melhor para nossa comunidade, servem também de local para se fazer boas amizades, citando o grupo da senhora Terezinha Gomes.

Nossa equipe conversou com o presidente da Fundação Municipal de Desportos Sergio Galdino e também com a senhora Terezinha Gomes, que além de frequentadora assídua da academia, é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer à 28 anos.
Confira as entrevistas:

Jose-GaldinoSergio Galdino

OBlumenauense: Quais os pontos  que mais merecem destaque nestas academias ao ar livre?

Sergio Galdino: Por meio do esporte a gente promove a saúde. As academias ao ar livre tem uma vantagem ainda maior para as pessoas da 3ª idade. Mas tem muito jovem também. É aconselhável procurar um médico para fazer exames regulares e um profissional de educação física para ter uma orientação adequada. Isso são orientações básicas.

Os aparelhos estão a disposição da comunidade, ao ar livre, mas servem também para fazer novas amizades, assim como o grupo da dona Terezinha que são mulheres da 3ª idade. Junto com as professoras Josi e Day, elas se encontram diariamente aqui no Parque Ramiro Ruediger, para fazerem atividades físicas. E a atividade física leva ao convívio social, diminui a depressão e tem muitos outros benefícios.

Por isso a Fundação não se preocupa só com esportes de alto rendimento, mas também com esporte de participação da comunidade, especialmente da 3ª idade. Assim podemos levar mais longevidade e uma vida saudável para todos.

OBlumenauense: Quantas academias ainda serão instaladas?

Sergio Galdino: Ainda temos mais seis academias para serem instaladas. Nós ganhamos nove nessa parceria com o governo do estado. Então devemos levar esses aparelhos também para os bairros Velha, Garcia, Itoupava Central, Vila Itoupava, etc. Já temos alguns locais mapeados para a instalação. Mas iremos buscar outras, pois o que temos não supre a demanda. O Prefeito Napoleão já está convencido disso, e vamos outros projetos, para aquisição de mais academias para colocarmos à disposição da comunidade.

OBlumenauense: Qual o custo que os equipamentos tiveram para o município?

Sergio Galdino: O único custo que tivemos foi – e será – com a instalação dos aparelhos. Mas estamos estudando fazer parcerias com associações de moradores para que nos ajudem a colocar os equipamentos. Nós temos os funcionários da prefeitura, mas a demanda é grande para fazer a manutenção da cidade. Toda vez que usamos esse pessoal, alguma ação é deixada de ser executada.

Esperamos contar também sempre com a boa vontade da URB, parceira do município, e a própria Secretaria de Serviços Urbanos e Obras. Então tentamos sempre fazer um trabalho em parceira a comunidade e outras secretarias. Existe uma lei municipal de 2003, mas foi sancionada no último dia 20 de agosto, para que possamos buscar na iniciativa privada a manutenção das praças, o que é o mais difícil para o poder público. Ela contempla inclusive o Parque Ramiro Ruediger,. Nós conseguimos os equipamento, agora vamos atrás de parceiros para mantê-los.

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (30)

Terezinha Gomes

Oblumenauense: Além de frequentar, parece que a Sra. também ajuda a cuidar da academia. Qual a importância desse tipo de equipamento para a pessoa da 3ª idade?

Terezinha Gomes: Cuido muito, porque isso faz parte da minha vida e é para todos nós. As pessoas idosas estão vivendo mais, porque existem estas alternativas. Não é só uma senhora pegar um crochê, e um senhor abrir um jornal, sentando numa cadeira de balanço. Temos que viver, aproveitar o temos de bom.

OBlumenauense: Qual é a frequência que vem ao Parque Ramiro Ruediger?

Terezinha Gomes: Eu venho todos os dias, menos aqueles dias que estou na Rede Feminina e quando chove muito.

OBlumenauense: Como é o convívio aqui? 

Terezinha Gomes: Aqui se faz muitas amizades. Nosso grupo de ginástica faz passeios e viagens. Fizemos uma excursão para o Barco Príncipe em Joinville, onde tinham excursões de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. O nosso grupo tirou em primeiro lugar em animação. Isto tudo é muito bom para o corpo e para mente.

Estamos muito contentes com o nosso prefeito. Demorou um pouquinho porque ele botou a casa em dia, mas agora está deslanchando de verdade. Estamos felizes com o prefeito e tenho certeza que vamos ficar a cada dia mais.

 

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (18)

 

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (17)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (15)
Sérgio Galdino

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (13)
Prefeito Napoleão e sua mãe Célia Bernardes

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (14)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (20)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (23)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (22)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (21)
Sra. Célia Bernardes

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (25)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (26)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (24)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (27)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (11)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (10)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (9)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (8)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (4)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (3)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (5)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (6)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (7)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (2)

Nova Academia Ar Livre Parque Ramiro (29)

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS