Nota oficial sobre as denúncias de lotações no transporte coletivo de Blumenau

Foto: Lucas Souza

Em relação às denúncias sobre lotações no transporte coletivo de Blumenau, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa que está realizando a fiscalização dos limites estabelecidos de 60% dos usuários em cada viagem.

O município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre a segurança da população.

Junto com a secretaria, a administração municipal assumiu o compromisso de uma retomada segura no transporte, garantindo a saúde dos usuários que utilizam o serviço. E esse compromisso será mantido com base nas avaliações permanentes para adequações necessárias, aplicando notificações e até mesmo multando a empresa caso seja necessário.

A Seterb, órgão fiscalizador da operação do transporte coletivo, informa que está em constante comunicação com a empresa operadora do sistema, realizando avaliações e ajustes necessários. E além disso, a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode realizar denúncias informando linhas e horários através do telefone de ouvidoria da Seterb 156, opção 3.
Reforçamos ainda que as medidas de controle sanitários, estabelecidas em meio a pandemia do novo Coronavírus, precisam ser respeitadas por todos, como o uso do álcool em gel disponível dentro dos ônibus e nos terminais, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento mínimo e a circulação dos coletivos com as janelas abertas.

Para discutir a situação, o prefeito Mário Hildebrandt marcou uma reunião para o final da tarde de hoje, após o retorno de Florianópolis – onde foi assinar convênio com o Governo do Estado – com Seterb, BluMob e Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). A reunião será realizada para avaliar os primeiros dias da retomada do transporte coletivo, e, se necessário, definir novos ajustes garantindo a segurança dos usuários e colocando a saúde da população sempre em primeiro lugar.