quinta-feira, 13 maio 2021
Início Clima Nós vivemos a maior onda de calor prolongada dos últimos 100 anos...

Nós vivemos a maior onda de calor prolongada dos últimos 100 anos em SC

temperatura 8/02/14

Não é o tipo de coisa que fico feliz em ter vivido, mas o fato é que fez história. Segundo os meteorologistas Gislânia Cruz e Clóvis Correa, a onda de calor mais prolongada dos últimos 100 anos em SC teve seu início no dia 27/01/2014, logo após a passagem de uma frente fria que interrompeu o forte calor da semana do dia 20 a 25/01/2014, e vai se estender até esta próxima quinta-feira (13/02).

Serão 18 dias consecutivos de temperatura alta, acima de 30ºC na maioria das regiões, com exceção de algumas cidades do Planalto Sul.   Não se tem registro nos meses de janeiro e fevereiro de um período prolongado de temperaturas tão altas como estas, desde o início das primeiras medições em 1911. Os dados foram revelados a partir de um banco de dados da Epagri/Ciram, levando em consideração a estação meteorológica convencional mais antiga, a de Campos Novos.

A cidade de Blumenau esteve algumas vezes entre as mais quentes do estado e até do país. No sábado o índice de calor chegou aos 53,2ºC.  Não são números que nos deixam felizes, mas o importante é que termine nesta quinta-feira. O meteorologista Ronaldo Coutinho, chegou a prever 24ºC para sexta-feira (14). Teremos duas razões para comemorar a vinda do fim de semana. Aliás, quem for para a praia talvez não irá gostar. 

Fonte: Epagri/Ciram

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS