terça-feira, 28 setembro 2021
InícioCulturaNos palcos e nas telas, espetáculo itinerante ‘Girando Arte' valoriza diversidade cultural

Nos palcos e nas telas, espetáculo itinerante ‘Girando Arte’ valoriza diversidade cultural

Circuito de apresentações da 2ª edição do projeto retorna em 2021 em novo formato.

A arte não só pede passagem – como, principalmente, sempre encontra caminhos. Isso é o que comprova a segunda edição do projeto ‘Girando Arte’, circuito de espetáculos itinerantes de teatro circense e danças folclóricas destinado ao público de todas as idades que retoma sua segunda edição em 2021. A proposta coloca nos palcos – e nas telas – a apresentação artístico-circense do Grupo Tholl e tradicionalista do grupo ‘Os Gaudérios’.

As apresentações chegam em novo formato neste ano, por conta das ainda vigentes restrições impostas pela pandemia da covid-19: as transmissões virtuais são a novidade. “O projeto conseguiu se reinventar e cumprir o objetivo de difundir a arte e cultura por meio da dança, e teatro circense. É uma forma nova de manter a arte – e os artistas – vivos, ativos e contribuindo com a sociedade”, explica a produtora cultural Beatriz N. Carvalho, à frente da iniciativa.

Blumenau será a primeira cidade a receber o projeto de forma virtual, transmitido no dia 19 de agosto, às 20h, pelo Facebook (facebook.com/dwrsomeluz) e Youtube (DWR Som e Imagem). Apoiador da iniciativa, o ‘Atacadão’ está engajado em uma verdadeira força-tarefa para convidar a comunidade local a reservar esse momento para incluir uma experiência diferenciada de cultura na rotina. A rede está divulgando a apresentação, como forma de incentivar a audiência a prestigiar o espetáculo.

Outra ação especial que está ocorrendo é o convite às escolas da rede pública de ensino de Blumenau, para que mobilizem os alunos a apreciarem o show no conforto e segurança do lar – relembrando como é possível, mesmo em um tempo de restrições, curtir a magia da arte.

Apresentação artístico-circense do Grupo Tholl | Foto: Odilson Silva

O projeto ‘Girando Arte’ já aconteceu nas cidades de Chapecó (SC) e Maringá (PR) de forma presencial no ano de 2019. Neste ano, encontrou no meio digital amparo para seguir cumprindo sua proposta de difusão da diversidade cultural. “A pandemia atingiu de forma muito dura quem trabalha com a cultura, é um setor que sentiu bastante e, ainda assim, um dos que mais contribuiu para que as pessoas não se sentissem sozinhas. As circunstâncias nos levaram a essa reinvenção, mas é claro que estamos, ambos, público e artista, com saudades do contato presencial, da troca de energia e da emoção compartilhada. Não vemos a hora desse encontro”, salienta João Schmidt, produtor artístico do Grupo Tholl.

Apresentação artístico-circense do Grupo Tholl | Foto: Juliano de Paula Kirinus

O circuito ‘Girando Arte’ deve atingir cerca de 5 mil espectadores, virtual e presencialmente. Além disso, a iniciativa é responsável pela geração de aproximadamente 60 empregos, diretos e indiretos. O projeto é promovido pela DWR Som, Luz e Imagem, com patrocínio do Atacadão Rede de Atacados. A realização é da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Apresentação do grupo tradicionalista ‘Os Gaudérios’. | Foto: Daniel Flores Anderson

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS