Norte Shopping traz exposição de bonecas que parecem bebês de verdade

 

Por Fabiana Roza

Bonecas hiper-realistas que se tornaram febre entre pessoas de diferentes idades, as Reborn Babies são tema de uma exposição que começou nesta terça-feira (1/8/17) no Norte Shopping. As imitações de bebês são produzidas pela artesã de Blumenau, Andreia Cassaniga Medeiros, que se especializou nesta arte. A exposição vai contar com 11 bonecas muito semelhantes a bebês de verdade, seja nas expressões faciais ou nas dobrinhas características desta fase.

 

Em Blumenau, Andreia é uma das pioneiras na produção de bebês reborn (termo em inglês que significa “renascido”). O interesse surgiu porque a filha de 9 anos, Maria Isabel, queria muito a boneca. “Sempre me interessei por artesanato. Então, em vez de comprá-la, decidi investir em um curso em São Paulo para aprender a arte Reborn. Fiz a primeira de presente para ela e logo depois passei a produzir outros modelos para vender”, conta a artesã, que leva cerca de 15 dias para entregar uma encomenda.

 

O trabalho é extremamente detalhado e artesanal. O molde da boneca, feito de vinil ou silicone, é comprado pronto. Andreia se dedica à aplicação de camadas de tinta para imitar a tonalidade da pele humana e criar efeitos especiais, como as veias. No acabamento são colocados olhos, cílios, sobrancelhas e cabelos, implantados fio a fio. As reborns vêm com kits que incluem certidão de nascimento, pulseirinha da maternidade, chupeta, coeiro e mamadeira com leite falso.

 

Segundo Andreia, as reborns não conquistaram apenas as crianças. “Há muitos adultos, homens e mulheres, que compram as bonecas. Algumas mães também encomendam a reborn com as feições dos filhos quando eram bebês”, conta. A partir de uma foto, Andreia procura o molde que mais se assemelha ao bebê real e, com as técnicas de pintura, busca deixá-lo o mais parecido possível.

 

Sobre a Reborn Baby

As bonecas reborn surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra. Sem condições de comprar brinquedos novos para as filhas, as mães reformavam as bonecas fazendo uma repintura. A arte se espalhou pela Europa e Estados Unidos. Recentemente, as reborns se popularizaram na internet e surgiram diversos sites especializados na boneca. No Facebook também existem muitas páginas dedicadas à reborn, algumas com milhares de seguidores. Só no Brasil há em torno de 1,3 milhão de pessoas que seguem fanpages sobre o assunto.

Exposições “Reborn Baby”
Data e horário: Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 31 de agosto
Local: Norte Shopping
Entrada gratuita