Nível do Rio Itajaí-Açú aumentou 75cm desde a 0h deste domingo (11) e pode chegar a 6m

Imagem da régua na Ponte de Ferro às 11h44min, do dia 11/10/15. A régua utilizada pela Defesa Civil é a Ponte Irineu Bornausen, em frente ao Castelinho da Havan.
Imagem da régua na Ponte de Ferro às 11h44min, do dia 11/10/15. A régua utilizada pela Defesa Civil é a Ponte Irineu Bornausen, em frente ao Castelinho da Havan.
Imagem da régua na Ponte de Ferro às 11h44min, do dia 11/10/15. A régua utilizada pela Defesa Civil é a Ponte Irineu Bornhausen, em frente ao Castelinho da Havan.

Nas últimas 24 horas choveu 15 mm em Blumenau e estão previstos mais 10 mm para este domingo (11). De acordo com o Secretário da Defesa e do Cidadão, Marcelo Schrubbe, o nível do rio Itajaí-Açú pode chegar aos 6m até às 17h, mas a tendência é de estabilizar. Nenhuma ocorrência foi registrada durante a última noite.

Desde a 0h deste domingo, o nível do rio Itajaí-Açú subiu 78 cm, que registrou 5,65 m às 12h, última medição. De acordo com o Alerta Blu, hoje o tempo se mantém mantêm instável com chuva e maiores chances dela cair no final do dia para o período da noite.

Desde às 20h da última quinta-feira (8), quando a chuva se manifestou de forma mais intensa, o nível do rio aumentou 3,57m. Nas últimas 4h, ele aumentou em média 9 cm.

Em Rio do Sul, a medição do nível do rio Itajaí-Açú às 12h marcava 6,75m, de acordo com o registro da Defesa Civil do município. Neste horário, a barragem de Ituporanga estava com 3 comportas abertas e 2 fechadas. Já a de Taió, mantinha apenas 1 aberta, enquanto as outras 6 estavam fechadas. Desde a 0h deste domingo, o rio aumentou apenas 12 cm na cidade. Isso mostra um quadro de estabilização, se não tiverem chuvas mais intensas nas próximas horas no Vale do Itajaí.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, os totais de chuva mais elevados neste domingo se concentram no Litoral Sul, Planalto Sul, e no Planalto Norte, Litoral Norte (divisa com o PR), com pontuais entre 50 a 60mm. No Meio-Oeste pontuais de 40 a 60mm, e no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, média de 20 a 30mm. No Oeste média de 15 a 20mm.

O Epagri/Ciram enviou um alerta meteorológico de que hoje e na segunda (12), podem ocorrer ventos fortes de 60 a 70 km/h no Litoral e mar agitado com ondas altas (2,5 a 3m), trazendo perigo para navegação de pequenas e médias embarcações.

Outra informação importante é o risco de alagamentos em áreas litorâneas suscetíveis à mare alta. Ele se intensifica devido ao empilhamento provocado pelo vento e também pelas chuvas previstas (50 a 60mm) para o período. Esta condição está associada à formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral catarinense.