sábado, 22 janeiro 2022
InícioEsporteNeumarkt e Sesi promovem exposição sobre a prática de rugby

Neumarkt e Sesi promovem exposição sobre a prática de rugby

Rugby_Blumenau_div_18-7-16_02

 

Por Fabiana Roza

Embora tenha chegado ao Brasil junto com o futebol, no século 19, o rugby ainda é um esporte pouco difundido no país. E pouca gente sabe também que Blumenau e cidades da região têm times nesta modalidade. Por esta razão, o Neumarkt e o Sesi promovem a partir de segunda-feira (18/7/16) uma exposição sobre o esporte, que ganhou maior destaque em 2016 ao voltar às Olimpíadas depois de 92 anos. A mostra vai reunir itens usados pelos jogadores como camisas e bolas, além de apresentar informações sobre o projeto Try Rugby SC.

A exposição mostra o universo do rugby por meio de fotografias, vídeos e mini workshops que serão realizados em dias específicos. Segundo Andréia Waltrick, supervisora de atividades físicas do Sesi, a mostra também vai exibir camisas de times catarinenses, uniformes, bolas, taças e medalhas. “A ideia é que a exposição seja bem interativa para que as pessoas conheçam melhor o esporte, desde as regras até curiosidades como a Haka (dança performática apresentada ante dos jogos)”, comenta. Um representante do Sesi também estará sempre à disposição dos visitantes para explicar tudo sobre a modalidade e tirar dúvidas.

 

Rugby_Blumenau_div_18-7-16_dest

Em Santa Catarina há cerca de 13 times de rugby, sendo cinco deles na região do Vale e Litoral. Além de Blumenau, há equipes em Brusque, Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí. O time Blumenau Rugby, criado por iniciativa de dois universitários em 2007, participa de competições estaduais e nacionais. Atualmente, a equipe tem 60 atletas que treinam regularmente, entre as categorias masculino, feminino e juvenil. Neste ano, o time feminino também começou a participar de campeonatos.

Sobre o projeto Try Rugby SC

A Fiesc através do SESI-SC de Blumenau desenvolve o projeto TRY Rugby SC desde 2013, em parceria com o British Council – entidade que cria oportunidades internacionais para pessoas do Reino Unido e outros países – e a Premiership Rugby – que organiza e administra os 12 clubes profissionais da Inglaterra. Para promover a inclusão social e disseminar a modalidade, técnicos britânicos ficam sediados no Brasil para ensinar as regras do esporte a crianças e adolescentes e difundir o esporte para adultos. Entre os 20 eventos realizados em 2015, o de maior relevância foi o jogo da Seleção Brasileira contra a Seleção Alemã, que ocorreu no Complexo esportivo do Sesi em novembro.

Exposição Try Rugby SC
Período: Abriu nesta segunda-feira (18/7) e fica aberta diariamente, das 10h às 22h até dia 31 de julho
Local: Neumarkt Shopping, no pavimento superior
Entrada gratuita

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS