segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosNavegay completa 39 anos e deve atrair mais de 120 mil foliões...

Navegay completa 39 anos e deve atrair mais de 120 mil foliões para a beira-mar

 

A expectativa é grande pela segunda-feira de Carnaval, pois é neste dia que entra na avenida o Navegay – o maior bloco de sujos do Sul do país. O desfile vai acontecer na Avenida Beira-mar, com início às 15 horas e término previsto para às 23 horas. A Secretaria de Turismo já confirmou, até o momento, a presença de 12 trios elétricos, que serão responsáveis por animar os cerca de 120 mil foliões esperados para o desfile.

 

 

Origem do Navegay

O maior bloco de sujos do Sul do país iniciou em 1978, com um grupo de oito integrantes da família Souza, do bairro São Domingos. A turma queria se divertir na segunda-feira de carnaval, resolveram se fantasiar de mulheres e sair pelas ruas da cidade. Segundo Osair Souza, o primeiro nome do bloco foi “Banho da Dorotéia”, pois o grupo já fantasiado saiu em cima do caminhão de Norival Souza, com destino a praia central do município. Ele explica que no ano seguinte, o Grupo que já ganhava alguns simpatizantes, era chamado apenas de “Bloco da Dorotéia”.

 

 

Em 1980, ano em que a escola de Samba Unidos de São Domingos foi fundada, o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes agremiação resolveram sair também no bloco de sujos. Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo, que já envolvia componentes de todo o município, passou a atravessar o Ferry Boat e desfilar pelas ruas de Itajaí. A cada ano, mais pessoas se juntaram ao bloco, que passou a desfilar somente em Navegantes.

Com o passar dos anos, as mulheres começaram a participar também e o bloco ficou conhecido como “Navegay”, devido às fantasias de sexo oposto que os integrantes usavam. Vale ressaltar o Bloco não é uma “Parada Gay”. O público GLS é bem vindo, assim como qualquer cidadão que queira brincar o carnaval de forma sadia, mas é importante esclarecer que o Navegay é apenas uma festa popular.

39 anos mais tarde, aquele que era um pequeno grupo de família, se transformou no maior bloco de sujos de toda a região, atraindo turistas do país inteiro. “É uma brincadeira super sadia, que reúne várias gerações de famílias, pois é muito comum encontrarmos na avenida avô, pai e filhos participando da festa”, comenta Osair. Ele finaliza dizendo que a família Souza sente uma emoção muito grande quando vai para as ruas acompanhar o Navegay, que como ele mesmo diz: “nós vimos nascer”.

 

Textos: Fernando C. de Souza(SC 00980 JP) e Origem do Navegay – Maila Santos SC )01773/JP)

Fonte e fotos: Prefeitura de Navegantes

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS