Um vídeo divulgado pela FURB TV destacou o trabalho de pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (Furb) no desenvolvimento de nanocelulose, um material sustentável e inovador. A reportagem, conduzida por Camila Meurer, com edição jornalística de Gregory Martins, mostrou como a nanocelulose pode revolucionar a indústria ao substituir plásticos sintéticos e ser aplicada em diversos setores, como medicamentos, cosméticos, tintas e até baterias.
O professor Atilano Vegini, coordenador da pesquisa, explicou que o diferencial do processo está na matéria-prima utilizada. As cascas de palmito possuem uma estrutura fibrosa que facilita a obtenção da nanocelulose com menor consumo de energia. Além disso, os pesquisadores Guilherme Nascimento e Alícia Carvalho Ribeiro, mestres em Engenharia Química, testaram aplicações práticas do material, como reforço de papel, filmes biodegradáveis e uso em tintas, comprovando sua versatilidade.
O trabalho já resultou em duas patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e está disponível para investidores por meio da Agência de Inovação Tecnológica da Furb. Com o crescente interesse por soluções sustentáveis, a nanocelulose se consolida como uma alternativa promissora para reduzir o uso de plásticos e contribuir para uma indústria mais alinhada com as necessidades ambientais.
As imagens do vídeo foram capturadas por Gilson Martins e Kiko Koch, com edição de Gustavo Féo. Os interessados em industrializar a pesquisa podem entrar em contato com agit@furb.br.