domingo, 17 outubro 2021
InícioEventosNa sexta (11) começa o 3º Congresso Catarinense de Educação Física em...

Na sexta (11) começa o 3º Congresso Catarinense de Educação Física em Blumenau

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) sedia a partir desta sexta-feira (11/7), as atividades do terceiro Congresso Catarinense de Educação Física. O evento, que segue até o domingo (13/7), é organizado pela Delegacia da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) em Blumenau, e traz em sua programação cursos, mesas de debate e encontros voltados para os profissionais do esporte, como professores, advogados do direito esportivo e jornalistas, além do público em geral.

“A ideia deste evento é colaborar para que Blumenau seja também uma referência no aspecto científico da Educação Física e do esporte, não apenas na prática, mas também na educação”, afirma o coordenador do curso de Educação Física e do evento, Sidirley de Jesus Barreto. Para ele, o Congresso também procura levar a todos a importância da atividade física orientada, como fator de prevenção de doenças e promotor da saúde.

A solenidade de abertura do Congresso acontece a partir das 8h da manhã, no Auditório do Bloco T (Campus I), com a presença do reitor da Universidade, professor João Natel Pollonio Machado.

Encontros e Cursos

Três encontros e um fórum estão em destaque na programação do Congresso. O primeiro deles acontece no dia 11, das 9h às 12h, no Ginásio Escola da FURB, e trata sobre a questão da inclusão desportiva e do paradesporto, com a presença de paratletas e representantes de várias entidades ligadas aos deficientes físicos.

Na ocasião, será elaborada a “Carta de Blumenau”, que será destinada a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), solicitando atenção das autoridades regionais na questão de acessibilidade.

No mesmo dia 11, acontece no Auditório do Bloco T, das 17h às 21h, o II Fórum de Atenção Básica a Saúde, com o tema “Atividade Física e Saúde – Uma Abordagem Interdisciplinar”, abordando as questões voltadas aos benefícios do esporte para uma boa qualidade de vida. Das 18h às 22h, no mesmo local, é promovido em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau, o I Encontro de Direito Esportivo, com o professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ângelo Vargas.

Jornalismo esportivo

Já no sábado (12-07), das 9 às 12 horas, acontece no Auditório do Bloco J, Campus I, o I Encontro de Jornalismo Esportivo, com a presença do radialista e jornalista do Jornal do Esporte, de Santos (SP), Washington Luiz de Jesus Reis, e do jornalista da Radio CBN Blumenau, Vilmar Minozzo. Todos os encontros são gratuitos e abertos a comunidade.

Durante o Congresso também serão promovidos os cursos de Introdução a Psicomotricidade Relacional, Badminton, Dança Escolar, Prescrição para Grupos Especiais, além de cursos voltados ao segmento fitness (Biomecânica Aplicada aos Membros Superiores, Personal Trainer – Gestão, Tendências e Perspectivas, Bases do Treinamento Funcional e Treinamento Funcional e Alta Performance). Informações sobre inscrições podem ser obtidas nos e-mails yelridis@gmail.com e cursos@xtf.com.br (segmento fitness).

via FURB | Texto: Aristheu Formiga – André Luiz Bonomini

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS