Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado em 13 hospitais de SC, segue até fevereiro

Mutirão realizado em São Loureço do Oeste | Foto: Juliana Balotin / ADR São Lourenço do Oeste
Mutirão realizado em São Loureço do Oeste | Foto: Juliana Balotin / ADR São Lourenço do Oeste

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando desde novembro, o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2017. Os 13 hospitais que aderiram ao programa, terminam as cerca de 8.500 cirurgias no mês que vem, fevereiro. Segundo o governo de SC, foram investidos mais de R$ 9 milhões.

Para participar, os pacientes que têm a indicação cirúrgica tinham que constar na lista de espera de seus municípios. Em Blumenau, o Hospital de Olhos foi o único que participou do mutirão. A cirurgia é realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito a consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.

Estão previstos mais mutirões de cataratas para os primeiros meses. Atualmente, 13 unidades participam do mutirão em Santa Catarina. São elas: Hospital e Maternidade Rio do Testo (Pomerode), Hospital OASE (Timbó), Hospital Dom Joaquim (Brusque), Hospital Azambuja (Brusque), Hospital de Olhos (Blumenau), Hospital São Luiz (Campo Alegre), Hospital Nossa Senhora da Penha (Penha), Hospital São Donato (Içara), Hospital Maicé (Caçador), Hospital de Fraiburgo, Hospital Bethesda (Joinville), Hospital Nossa Senhora das Mercês (Iporã do Oeste) e Hospital de São Lourenço do Oeste.