quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralMúsicos de três cidades se juntam para fazer a Orquestra Catarinense de...

Músicos de três cidades se juntam para fazer a Orquestra Catarinense de Violas

 

Fotos: Luiz Carlos Zimmermann

Tudo começou no dia 22 de julho de 2018, no Shopping Jardim Park Europeu, de Blumenau. No local foi realizado um Workshop de Viola Caipira ministrado pelo professor Claudio Avanso, de Curitiba (PR). Além de experiente músico e violeiro, é um  incentivador cultural.

Mais de 30 pessoas participaram do workshop, entre músicos e pessoas interessadas no tema. Junto com eles estavam violeiros do Grupo Indaialense de Viola Caipira, Quarteto de Cordas Caipiras de Blumenau e Grupo Violeiros de Jaraguá do Sul. Foi então que surgiu a ideia de formar uma orquestra que representasse todas essas cidades, e quem sabe,  Santa Catarina. E assim começou a história da recém criada Orquestra Catarinense de Violas (OCV).

Desde então, os músicos ensaiam uma vez por mês sob a regência do professor Claudio Avanso, que vem especialmente de Curitiba (PR). Os encontros são feitos alternadamente em cada uma das cidades de onde são os grupos.

Em novembro faz um ano que aconteceu o Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial. Neste domingo (11/11/18), será a estreia do grupo no mesmo evento, que realiza a sua segunda edição, onde é esperado um público superior a mil pessoas.

O festival acontece na Fundação Indaialense de Cultura (FIC) localizada na Rua Dr. Blumenau, nº 5, no Centro da cidade. De manhã serão ministrados workshops,  enquanto no período da tarde as passagens de som e exposição de instrumentos musicais.

A partir das 18h começam dois shows: o Grupo Indaialense de Viola Caipira e a cantora  Adriana Farias, apresentadora do programa “Viola, minha Viola” da TV Cultura. Mais detalhes, clique aqui.

Dê um play, e confira essa história super bacana no vídeo abaixo:

 

 

Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS