Levar história, ciência e tecnologia para perto das comunidades onde a WEG tem presença industrial foi o ponto de partida para a criação do Museu WEG de Ciência e Tecnologia, em parceria com a PUC/RS. A ideia ganhou as estradas com uma exposição itinerante que percorreu mais de nove cidades brasileiras, somando 33 mil visitantes e 12 mil quilômetros rodados em cinco estados.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A jornada começou em Itajaí (SC) e passou por Blumenau (SC), Sertãozinho (SP), Cachoeirinha (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG), São Bernardo do Campo (SP), Betim (MG) e terminou em Linhares (ES). Depois dessa rota, mais de 20 cidades já manifestaram interesse em receber o museu nos próximos anos.
Mais do que uma mostra sobre energia elétrica, o projeto oferece experiências audiovisuais e interativas, que ajudam o público a compreender conceitos de física e eletricidade, além de contar a trajetória dos fundadores da WEG — Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus — e como a empresa se tornou uma multinacional.
Os visitantes podem experimentar na prática temas como eletromagnetismo, força, pressão, deslocamento do ar, som, reflexão, fontes renováveis de energia, mudanças climáticas e exploração de novos mundos. Tudo é pensado para despertar a curiosidade e incentivar o aprendizado de forma leve e participativa.

O projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS — responsável pelos aparatos educativos e experiência de itinerância — e da Aukland Projeto e Produção, que desenvolveu toda a parte expositiva.
Embora tenha sido transportada em um caminhão, a exposição não funcionava como um museu sobre rodas. Ao chegar a cada cidade, a estrutura era montada em espaços preparados para receber escolas, famílias e comunidades locais, oferecendo uma verdadeira imersão no universo da ciência e da inovação.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
Entrevista com a Realeza da 41ª Oktoberfest de Blumenau três dias após serem escolhidas





