Museu Hering registra cerca de 50 mil visitantes em cinco anos

Dinamismo do Museu Hering já encantou cerca de 50 mil visitantes | Imagem: Charles Steuck
Dinamismo do Museu Hering já encantou cerca de 50 mil visitantes  | Imagem: Charles Steuck
Dinamismo do Museu Hering já encantou cerca de 50 mil visitantes
| Imagem: Charles Steuck

Texto: Marina Melz

Visitantes se encantam com o acervo que permeia as histórias da indústria têxtil no Brasil, da região do Vale do Itajaí e da própria empresa. Experiências trazidas e trocadas no SCMC inspiraram a companhia a manter a história aberta ao público.

Esqueça a primeira percepção que chega à sua cabeça quando se fala em museu. De empoeirado e monótono, o Museu Hering não tem nada. O espaço, inaugurado junto à matriz em Blumenau (SC), é um exemplo de como a história de uma empresa vai muito além de maquinários e que, mesmo os equipamentos, podem ser vivenciados e não apenas expostos. E isso os cerca de 50 mil visitantes registrados desde 2010 já sabem.

De acordo com Amélia Malheiros, gerente de comunicação institucional, desde o início o intuito do espaço é mostrar a evolução da moda de uma forma diferente. “Queremos que o visitante se sinta dentro da história”, afirma. Para isso, a interação é constante a acontece desde o momento em que qualquer pessoa pode manusear um tear de 1889 até quando customiza sua própria camiseta.

Museu Hering fica localizado junto à fábrica, em Blumenau (SC) | Imagem: Charles Steuck
Museu Hering fica localizado junto à fábrica, em Blumenau (SC)
| Imagem: Charles Steuck

Os 135 anos da Cia. Hering estão contados de forma a permear a história da família e da companhia – até porque a relação entre esses dois aspectos é indissolúvel. Ainda de acordo com Amélia, um dos maiores desafios da concepção do espaço foi escolher elementos que realmente pudessem contar essa trajetória. “Muito do acervo está exposto de maneira tecnológica, porque assim podemos transmitir mais conteúdo num espaço físico menor”, diz.

O museu conta a história da indústria e da evolução da moda através da trajetória das marcas da companhia e suas campanhas, além das curiosidades sobre a relação da empresa com o desenvolvimento de toda a região.

SCMC: mais impulso para valorização da história

A Cia. Hering é uma das fundadoras do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). De acordo com Amélia, a interação com outras indústrias e com especialistas em diversas áreas através do SCMC trouxe ainda mais força para a iniciativa de abrir as portas do museu.

“Um dos legados do SCMC para as empresas que compartilham do movimento, é justamente a valorização de suas histórias, suas memórias. Compreendemos através das muitas trocas que sempre tivemos com profissionais que vieram para Santa Catarina através do SCMC que a riqueza sempre está dentro das companhias e quando a descobrimos projetamos na cultura, na marca. Então, podemos dizer que o movimento ajudou a reverberar a vontade de muitas pessoas da própria empresa, que já acreditavam na importância do museu”, comenta ela.

A relação do museu e do SCMC chegou às peças produzidas pelo movimento nos anos de 2013 e 2014. Em 2013, a equipe criativa desenvolveu peças inspiradas na identidade do espaço. Já em 2014, texturas geradas pelo tear do museu inspiraram uma coleção pensada para a marca Hering for you.

Esta é a primeira vez que uma coleção do projeto é aplicada comercialmente na empresa, e já está nas lojas, na campanha de meia estação da marca. A ideia é surpreender por meio dos detalhes das peças que tem como conceito criativo a quebra da perfeição.

Os tecidos utilizados nesta série foram elaborados a partir do tear manual 1889 e que faz parte do acervo do Museu Hering, dando um toque especial aos produtos. Para produção em maior escala, os efeitos foram reconstruídos com técnicas atuais. Sempre prezando pelo conforto e bem-estar no dia a dia, a coleção aposta em modelagens amplas, fluídas e com bom caimento ao corpo da mulher.