domingo, 23 janeiro 2022
InícioClimaMuitas nuvens, temperatura máxima de 32ºC e risco de temporal isolado

Muitas nuvens, temperatura máxima de 32ºC e risco de temporal isolado

Foto: Michele Lamin

 

Apesar das previsões de pancadas de chuvas e temporais nos últimos dois dias, felizmente nenhuma se concretizou em Blumenau. Nesta manhã de sexta-feira (19/01/18), há um aumento de nuvens com aberturas de sol. A previsão de temperatura máxima ficou entre 30 e 32ºC.

Por isso no fim do dia, o aquecimento em superfície associado a um cavado (área alongada de baixa pressão), que atua em SC, forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a leste/sudeste.

A temperatura neste momento (10h52min) é de 28,6ºC (sensação térmica de 31,8) e mínima registrada hoje (19) foi de 24,6ºC às 7h. A umidade relativa do ar está em 69,1% e o rio Itajaí Açú mede 2,67m.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens na maior parte das regiões, com pancadas bem isoladas de chuva entre a tarde e noite, principalmente no oeste e norte do Estado. No Litoral Sul e Florianópolis, as chances de chuva são menores. Temperatura diminui em relação aos dias anteriores, com vento sul a sudeste, fraco a moderado. Sistema de baixa pressão no Paraguai influencia o oeste, convergência de umidade direcionada para SP e PR influencia o norte, alta pressão no mar influencia o sul.

 

Sábado (20)

Blumenau – Presença de muitas nuvens com poucas aberturas de sol e condição para chuvisco fraco e isolado especialmente nos extremos do dia, ou seja, madrugada e amanhecer e, posteriormente, à noite em virtude do transporte de umidade do mar. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e máxima entre 25 e 27ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste/leste.

Santa Catarina – Mais um dia com sol e muitas nuvens no Estado. Entre a tarde e noite, pancadas bem isoladas de chuva no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. Temperatura mais amena no litoral e mais elevada no oeste. Vento sudeste a nordeste no litoral, e de nordeste no interior. Sistema de baixa pressão no Paraguai e alta pressão na costa sul do Brasil.

 

Domingo (21)

Blumenau – Um sistema de baixa pressão entre o RS e SC mantém o tempo instável em Blumenau com chuva a qualquer momento do dia, com intensidade faca a moderada por alguns instantes sobretudo à noite. A temperatura pouco ao longo do dia devido a cobertura de nuvens e à chuva, com mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 21 e 23ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste passando a leste.

Santa Catarina – Chuva no decorrer do dia a partir do Oeste ao Planalto, estendendo-se para as demais regiões no decorrer da tarde. Temperatura em elevação, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (22)

Blumenau – Início de semana com aberturas de sol, calor e pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas no fim dos dias associadas ao aquecimento. As temperaturas mínimas oscilam entre 20 e 22ºC e máximas entre 31 e 33ºC.

Santa Catarina – Chuva na madrugada e início da manhã no Litoral e Norte, enquanto nas demais regiões, o dia começa com sol. À tarde e noite, pancadas isoladas de chuva no Estado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (23)

Blumenau – O dia será de muitas aberturas de sol, calor e pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas no fim dos dias associadas ao aquecimento. A temperaturas mínima fica entre 20 e 22ºC, enquanto a máxima de 31 a 33ºC.

Santa Catarina – No Estado também aparece o sol com muitas nuvens, com as tradionais pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas da estação. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, vento noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018

Condição de pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite em SC, no início e final do período, especialmente do oeste ao sul do Estado. Entre os dias 26 a 28/01, diminui a condição de chuva e as temperaturas ficam amenas, com predomínio do vento sul.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS