quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioClimaMuitas nuvens, o sol aparece, a temperatura aumenta ficando no máximo nos...

Muitas nuvens, o sol aparece, a temperatura aumenta ficando no máximo nos 22°C

Foto: Michele Lamin

 

Neste momento (9h28min), a temperatura em Blumenau é de 16°C; com previsão de não passar dos 22°C nesta terça-feira (28/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu à 1 h, quando fez 10,8°C. O rio Itajaí-Açu está com 81 cm e a umidade relativa do ar em 69,3%.

O sistema de alta pressão posicionado a leste do estado, auxilia no transporte de umidade do mar para o continente e favorece a presença e variação de nebulosidade. Ainda assim, as aberturas de sol contribuem para a elevação da temperatura, deixando a sensação térmica mais amena à tarde. No fim do dia, período com maior quantidade de nuvens, há condição para chuvisco bem isolado. Ventos fracos de direção variável.

Santa Catarina – Sol em todas as regiões, com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do estado. Temperatura em elevação, mas ainda frio à noite, com vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Uma massa de ar fria e seca desloca-se do sul do Brasil para o oceano.

 

Quarta-feira (29)

Blumenau – A circulação marítima continua influenciando as condições do tempo, com presença e variação de nuvens e condição para chuvisco isolado durante a madrugada. O frio do inicio da manhã perde intensidade e a mínima varia entre 14 e 16°C. Porém, a grande quantidade de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a máxima varia entre 20 e 22°C à tarde. Ventos fracos soprando preferencialmente de nordeste.

Santa Catarina – Em todas regiões catarinenses, o sol brilha com mais nuvens na Grande Florianópolis e norte. Temperatura baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral, com uma massa de ar fria no oceano.

 

Quinta-feira (30)

Blumenau – Com o afastamento do sistema de alta pressão, o transporte de umidade do mar perde intensidade sobre o Vale do Itajaí. Assim, ao longo do dia o sol predomina entre poucas nuvens em Blumenau. Ao amanhecer, a mínima varia entre 15 e 17°C. A temperatura se eleva rapidamente e à tarde a sensação térmica é de calor, com máxima que fica entre 25 e 27°C. Ventos fracos de direção variável.

Santa Catarina – O astro rei continua brilhando em todas as regiões, com aumento de nuvens no decorrer do dia. Condição de chuva isolada à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. A temperatura aumenta e o vento sopra de nordeste a norte, com intensidade de fraca a moderada, mas também algumas rajadas.

 

Sexta-feira (31)

Blumenau – O dia inicia com tempo seco e predomínio de sol entre nuvens. A mínima deve ficar entre 15 e 17°C e à tarde faz calor e a máxima oscila entre 27 e 29°C. No fim do dia, há condição para pancadas isoladas de chuva devido atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera.

Santa Catarina – Aumento de nuvens em todas as regiões, com a chegada de outra frente fria ao Estado. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Temperatura mais elevada no norte, com vento norte a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sábado (1º de setembro)

Blumenau – Tempo instável, com muita nebulosidade e condição para chuva mal distribuída a qualquer momento do dia. Mínima entre 15 e 17°C e máxima de 23°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva e raios, devido a frente fria e formação de um sistema de baixa pressão. Condição favorável para temporal isolado no Estado. Temperatura em declínio, com vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 2 a 11 de setembro de 2018

Na madrugada e manhã do dia 2 de setembro, aniversário de Blumenau, há condição de chuva no Estado. Nos dias seguintes, sol e temperatura mais baixa nos dias 3 e 4, devido a outra massa de ar frio no Sul do Brasil. No restante do período, não há indicativo de chuva significativa, predominando um tempo mais seco na maior parte dos dias, e temperatura mais elevada.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS