terça-feira, 30 novembro 2021
InícioClimaMuitas nuvens com rápidas aberturas de sol e condição para chuva fraca...

Muitas nuvens com rápidas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada

Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (11h03min) a temperatura em Blumenau é de 23,5°C; com previsão de não passar dos 26°C nesta quarta-feira (2/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 21,4°C. O rio Itajaí está com 99 cm e a umidade relativa do ar em 76,9%.

A circulação marítima favorece presença de muitas nuvens com rápidas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Ventos fracos a moderados soprando de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto do Planalto ao Litoral, com chuva fraca por alguns momentos na faixa litorânea e no Vale do Itajaí. No Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte sol, com mais nebulosidade e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Sem chuva no Extremo Oeste e Oeste catarinense, com presença de sol e algumas nuvens durante a tarde. Temperatura amena do Planalto ao Litoral e em elevação no Oeste. Vento nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado. Sistema cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o RS e fluxo de ventos mais intensos em médios e altos níveis da atmosfera (corrente de jato) sobre SC. Sistema de alta pressão em frente litoral, afastando-se para leste.

 

Quinta-feira (3)

Blumenau –  O deslocamento de umidade do mar para o continente associado a perturbações em níveis médios da atmosfera favorecem a condição para chuva fraca e isolada em Blumenau durante a madrugada e, posteriormente a partir da tarde. Ocorrem aberturas de sol manhã e tarde que elevam à temperatura e a máxima varia entre 29 e 31°C. Temperatura mínima entre 20 e 22°C com ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Nevoeiros na madrugada e mais nuvens em boa parte da manhã do Meio Oeste ao Litoral, com chuva fraca por alguns momentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Sol e poucas nuvens na maior parte do dia em todas as regiões de SC, com pancadas isoladas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Chuva com intensidade fraca, por alguns momentos no final do dia, da Grande Florianópolis ao norte do Estado. Temperatura em elevação, vento nordeste, com variações de norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de baixa pressão, com centro no litoral do RS e sul de SC, e fluxo de ventos intensos em altos níveis da atmosfera (corrente de jato).

 

Sexta-feira (4)

Blumenau –  Um sistema de baixa pressão na costa de SC impõe os ventos de noroeste em Blumenau que contribuem para a presença do sol e elevam de forma acentuada a temperatura no decorrer do dia. A partir da tarde, há condição para pancadas de chuva de forma isolada associada ao sistema de baixa pressão. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 30 e 32°C. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Nebulosidade com chuva fraca no início do dia no Vale do Itajaí, e da Grande Florianópolis ao norte de SC. No decorrer do dia presença de sol com pancadas isoladas de chuva no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e áreas altas da Grande Florianópolis. Temperatura elevada, vento nordeste, com variações de sudeste no Litoral Sul e Grande Florianópolis, fraco a moderado.

 

Sábado (5)

Blumenau –  Um sistema de alta pressão que atua no estado continua a influenciar o clima, deixando o tempo estável e firme. A temperatura mínima varia entre 17 e 19ºC. Durante a tarde, ela volta a aumentar por causa do sol, quando a máxima ficará em torno dos 30°C e 32°C.

Santa Catarina – O sol aparece em todo o Estado. Do Planalto ao Litoral, a nebulosidade aumenta a partir da tarde, com pancadas de chuva e trovoada isolada no Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura elevada, vento nordeste, com variações de leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, fraco a moderado.

 

Domingo (6)

Blumenau – Tempo estável e firme, devido ao sistema de alta pressão que continua atuando no estado. A temperatura mínima varia entre 17 e 19ºC. Durante a tarde, ela volta a aumentar por causa do sol, quando a máxima ficará em torno dos 30°C e 32°C.

Santa Catarina – Sol com mais nebulosidade a partir da tarde em todas as regiões. À noite chuvisco ou chuva fraca no Litoral Norte e Litoral Sul. Temperatura elevada, com vento fraco vindo do nordeste.

 

Tendência para SC, entre 7 a 16 de maio de 2018

No início do período presença de sol, com pouca chance de chuva. A partir do dia 10, a chuva será mais frequente e melhor distribuída em todas as regiões de SC. Entre os dias 13 e 14 uma frente fria chega ao RS e SC trazendo chuva com temporais isolados, principalmente para o Oeste e Meio Oeste. Após essa frente fria, uma massa de ar frio avança para o Sul do Brasil declinando as temperaturas.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS