domingo, 23 janeiro 2022
InícioClimaMuitas nuvens, com poucas e rápidas aberturas de sol, e temperatura máxima...

Muitas nuvens, com poucas e rápidas aberturas de sol, e temperatura máxima em torno dos 24°

 

Imagem aérea do Parque Municipal São Francisco de Assis, com o Centro de Blumenau no fundo | Foto: Polícia Militar Ambiental

 

Neste momento (10h45min), a temperatura em Blumenau é de 17,6°C; com previsão de não passar dos 24°C neste sábado (6/10/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 16,3°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,08 m e a umidade relativa do ar em 64,5%.

Presença de muitas nuvens, com poucas e rápidas aberturas de sol devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente. Nos extremos do dia, ou seja, durante a madrugada/amanhecer e, posteriormente à noite, não se descarta a ocorrência de chuvisco fraco e isolado. Ventos fracos a moderados de sudeste/leste.

Santa Catarina – Sol com variação de nuvens. A partir da tarde, pancadas de chuva isolada no Oeste. À noite, chuva fraca e isolada no Litoral Norte a Grande Florianópolis, devido à circulação marítima. Temperatura baixa na madrugada, especialmente no sul e litoral. Durante o dia, em elevação em todas as regiões. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado. Uma massa de ar frio (alta pressão) com centro no oceano na altura da costa sul do Brasil em deslocamento para alto mar e influencia de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera).

 

 Domingo (7)

Blumenau – Tempo instável devido a formação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em SC. Céu encoberto e chuva fraca a qualquer momento do dia intercalada com períodos sem chuva. A temperatura não varia muito ao longo do dia devido a cobertura nuvens e a chuva, mínima entre 15 e 17°C e máxima entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva com raios a qualquer momento do dia, devido a instabilidades no Paraguai. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, chuva mais fraca, devido à circulação marítima. No sul de SC, sol entre algumas nuvens. A temperatura estará em elevação, vento nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no litoral. Massa de ar frio (alta pressão) com centro no oceano na altura da costa sul do Brasil em deslocamento para alto mar e influencia de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera).

 

Segunda-feira  (8)

Blumenau – Condição para pancadas de chuva com trovoadas entre o fim da tarde e à noite devido ao avanço de um sistema de baixa pressão por SC. A temperatura mínima oscila entre 19 e 21°C e a máximas de 26 a 28°C.

Santa Catarina – Aumento de nebulosidade no decorrer do dia com pancadas de chuva e raios do Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva isolada. Risco de temporais isolados no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. A temperatura diminui, devido à cobertura de nuvens e o vento sopra do nordeste, de fraco a moderado, com rajadas no litoral.

 

Terça-feira  (9)

Blumenau – O tempo permanece instável devido ao sistema de baixa pressão. A temperatura mínima oscila entre 19 e 21°C e a máximas de 26 a 28°C.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva em todas as regiões, com totais mais elevados no oeste e norte catarinense. Risco de temporais isolados, temperatura amena devido à cobertura de nuvens. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Quarta-feira  (10)

Santa Catarina – Aumento gradativo de nebulosidade no decorrer do dia com pancadas de chuva e raios do Oeste aos Planaltos. Nas demais regiões, nebulosidade variável com pancadas de chuva no decorrer do dia. Risco de temporais isolados. Temperatura em ligeira elevação. Vento noroeste passando para sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 11 a 21 de outubro de 2018

Os indicativos são de chuva frequente em boa parte do período, por vezes acompanhadas de temporais localizados, por influência de áreas de baixa pressão e passagem de frente fria. A partir do dia 16, tempo mais seco e temperatura baixa na madrugada, devido chegada de uma massa de ar frio.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS