domingo, 16 janeiro 2022
InícioClimaMuitas nuvens, com condição para chuvisco fraco e isolado a qualquer momento...

Muitas nuvens, com condição para chuvisco fraco e isolado a qualquer momento do dia

Morro dos Tiago no final da Rua Urussanga, bairro Garcia | Foto: Claus Jensen

 

 

A temperatura neste momento (12h38min) em Blumenau é de 24,5°C; e a mínima foi registrada às 4h quando fez 20°C. A máxima prevista para este sábado (27/01/18) é de 26°C. O nível do rio Itajaí Açu está em 0,95 m e a umidade do ar com 68,7%

Presença de muitas nuvens com poucas aberturas de sol devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente. Há condição para chuvisco fraco e isolado a qualquer momento do dia. A temperatura não varia muito ao longo do dia devido a cobertura de nuvens e a máxima não sobe muito. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens na maior parte das regiões, com maiores aberturas de sol no interior do Estado. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva fraca e isolada, principalmente no início e final do dia. No Oeste, o sol aparece mais com pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no final da tarde. Temperatura em elevação no Oeste, mais amena no Litoral, vento leste, com variações de nordeste no interior. Sistema de alta pressão com centro no mar influenciando o leste de SC (circulação marítima).

 

Domingo (28)

Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar perdem intensidade permitindo mais aberturas de sol em Blumenau entre a manhã e tarde, no entanto, na madrugada, permanece a condição para chuvisco fraco e isolado. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 28 e 30°C. Ventos fracos a moderados predominantes de sudeste.

Santa Catarina – No Litoral Norte e Grande Florianópolis, permanece com chuva fraca e isolada no início e final do dia. Nas demais regiões, sol com aumento da nebulosidade no decorrer do dia. Pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no Oeste (desde o período da manhã) e nas regiões do Meio-Oeste e Planalto Norte (entre final da tarde e começo da noite). Temperatura em elevação em todas as regiões, vento leste a nordeste. Sistema de alta pressão com centro no mar afasta-se do litoral de SC. Baixa pressão no Paraguai influenciando o Oeste de SC. Nova frente fria aproxima-se do sul do Brasil.

 

Segunda-feira (29)

Blumenau – A formação de uma frente fria no RS direciona boa parte a umidade e instabilidade naquele estado. Em Blumenau, o sol aparece entre nuvens e há condição para chuva rápida e isolada no fim do dia devido a uma frente fria de fraca intensidade no mar, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste no fim do dia.

Santa Catarina – No Litoral Norte, chuva fraca e isolada, principalmente no início e final do dia, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, aumento da nebulosidade com chuva no Oeste, desde o período da manhã, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde. A chuva será melhor distribuída nesse dia, e mais persistente, sem indicativo de valores intensos. A temperatura diminui um pouco em SC, mais amena no litoral, vento leste, com variações de nordeste no interior.

 

Terça-feira (30)

Blumenau – A umidade do mar favorece a presença de muitas nuvens em Blumenau bem como a condição para chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia. A temperatura mínima varia de 20 a 22ºC e a máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Permanece a condição de chuva mais persistente no Litoral, principalmente na madrugada. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. No Oeste, pancadas de chuva bem isolada à tarde. Temperatura mais amena no litoral, em elevação no oeste. Vento leste no litoral e de nordeste no interior.

 

Quarta-feira (31)

Blumenau – Muitas nuvens em Blumenau, favorecidas pela umidade do mar, bem como condição para chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia. A temperatura mínima varia de 20 a 22ºC e a máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva fraca e isolada no início do dia. Nas demais regiões, sol com poucas nuvens. Tempo mais seco principalmente no Oeste. Temperatura mais amena no litoral, em elevação no oeste. Vento sudeste no litoral e de nordeste no interior.

 

Tendência para SC, entre 1 a 10 de fevereiro de 2018

O início do período será marcado por um tempo mais seco, principalmente no interior de SC. No Litoral, permanece a condição de chuva frequente em todo o período. A partir do dia 04/02, a chuva volta a ser mais frequente em todas as regiões, com o fluxo de umidade da Amazonia novamente direcionado para o Estado de São Paulo. Essa condição favorece as chuvas em SC, principalmente nas regiões do litoral e norte.

 

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS